Português, perguntado por daltongerth2001, 6 meses atrás

Em sua entrevista, o jurista Silvio Luiz de Almeida fala sobre preconceito, discriminação e racismo. Ele parte da ideia de que racismo é um fenômeno estrutural. Marque a afirmativa a seguir que expressa a definição de Almeida sobre o racismo estrutural.

a. É possível encontrar racismo em relação aos brancos no Brasil, porque o preconceito em relação aos brancos é sistêmico, institucional e estrutural.
b. Racismo estrutural é o conjunto de ideias preestabelecidas a respeito do comportamento das pessoas, por conta da raça ou de alguma característica de seu pertencimento pessoal.
c. Racismo estrutural é um ato de poder, de estabelecer diferenças, das instâncias governamentais no desempenho de suas atribuições institucionais.
d. Racismo estrutural é um processo histórico e político no qual são atribuídas vantagens associadas a certos grupos e desvantagens associadas a outros.
e. Racismo estrutural é o resultado de captar o imaginário social e transferir essa forma de captação para o julgamento que se faz sobre certos aspectos da realidade.

RESPOSTA: (D) Ele representa um processo histórico em que condições de desvantagens e privilégios a determinados grupos étnico-raciais são reproduzidos nos âmbitos políticos, econômicos, culturais e até mesmo nas relações cotidianas.


lauraantonelli08: Na primeira ordem de informatividade, existem palavras funcionais que são substantivos, artigos e numerais.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

O racismo estrutural é uma temática apresentada no questionamento presente. Segundo o texto e com base nos conhecimentos acerca do pensamento do Jurista Silvio Luiz, pode-se assinalar a letra d como correta.

Isso porque para tal, o racismo estrutural associa-se com um processo histórico e político, no qual concede-se vantagens e privilégios a um determinado grupo da sociedade, privando as intituladas "Minorias sociais" das mesmas.


daltongerth2001: A resposta já encontra-se na própria pergunta!
Perguntas interessantes