Em sua entrevista, o jurista Silvio Luiz de Almeida fala sobre preconceito, discriminação e racismo. Ele parte da ideia de que racismo é um fenômeno estrutural. Marque a afirmativa a seguir que expressa a definição de Almeida sobre o racismo estrutural.
( ) Racismo estrutural é um ato de poder, de estabelecer diferenças, das instâncias governamentais no desempenho de suas atribuições institucionais.
( ) Racismo estrutural é um processo histórico e político no qual são atribuídas vantagens associadas a certos grupos e desvantagens associadas a outros.
( ) Racismo estrutural é o conjunto de ideias preestabelecidas a respeito do comportamento das pessoas, por conta da raça ou de alguma característica de seu pertencimento pessoal.
( ) Racismo estrutural é o resultado de captar o imaginário social e transferir essa forma de captação para o julgamento que se faz sobre certos aspectos da realidade.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra D: Racismo estrutural é um processo histórico e político no qual são atribuídas vantagens associadas a certos grupos e desvantagens associadas a outros.
De acordo com Silvio Luiz de Almeida o racismo estrutural é definido como aquele que é construído a partir de práticas históricas e políticas que permitem algumas associações vantagens.
O racismo estrutural também está relacionado a uma prática cultural e institucional.
Isso quer dizer que um grupo é favorecido e o outro grupo tem desvantagem, algo que acontece com os negros, que não conseguem empregos, não conseguem frequentar as salas de aula, etc.
Abraços
Resposta:Resposta conferida com gabarito
Letra (a) Racismo estrutural é um processo histórico e político no qual são atribuídas vantagens associadas a certos grupos e desvantagens associadas a outros.
Explicação:
JUSTIFICATIVA
Para esse autor o racismo é estrutural pois ele constitui uma forma de racionalidade que toma a raça como padrão de sociabilidade, atribuindo assim vantagens a certos grupos e desvantagens a outros.