Em sua discussão a respeito do termo conflito, bem como seu impacto nas organizações, Chiavenato (2010, p. 455), em seu livro “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, assinala que “As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente a vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana.”
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
A partir do trecho enunciado e dos seus conhecimentos sobre o conflito nas organizações, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O conflito sempre foi visto como prejudicial nas organizações, por diminuir a produtividade e fazer com que se perca tempo em reuniões, por exemplo.
( ) Três diferentes visões definem o papel do conflito nas organizações: tradicional; relações humanas; e interacionista.
( ) O conflito, apesar de ser positivo para as organizações, não é inerente às relações humanas.
( ) O conflito propicia a autocrítica e a criatividade entre os grupos.
( ) O conflito é um empecilho no processo de comunicação entre pessoas.
Escolha uma:
a. F, V, V, V, F.
b. F, F, F, F, V.
c. V, F, F, F, V.
d. F, V, F, V, F.
e. F, V, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
F, V, F, V, F.
Explicação:
letra d, resposta correta
Resposta:
Resposta: correta é:
Dependendo das condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores o resultado do produto final poderia sofrer alterações.
Explicação:
Como apontado por Chiavenato (2016, p. 03), apesar de as pessoas e organizações viverem uma relação de interdependência, “mantinha-se fronteiras fechadas e trincheiras abertas, requerendo um interlocutor que articulasse as relações entre o capital e o trabalho, ambos interdependentes, mas conflitantes”. Esse ambiente de conflito perdurou por bastante tempo, principalmente na primeira fase da revolução industrial. A atividade de Recursos Humanos é uma especialidade que emergiu a partir da crescente complexidade das relações de trabalho no início do século XX.
Que mudança de perspectiva se dá a partir desse período em relação ao trabalhador/operário?
a.
O trabalhador sempre reclamou demais e deveria agradecer por ter um emprego, enquanto muitos buscavam trabalho.
b.
O trabalhador continuava a ser visto como um entrave para a produção, pois suas limitações físicas e psicológicas traziam prejuízos às empresas.
c.
As condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores não afetaram o resultado final dos produtos.
d.
Dependendo das condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores o resultado do produto final poderia sofrer alterações.
e.
Quanto pior as condições de trabalho como, a iluminação, exposição a riscos, e até mesmo as condições psicológicas dos trabalhadores o resultado do produto final seria melhor, pois a empresa poderia investir em matéria-prima de melhor qualidade.