Sociologia, perguntado por cris5534, 1 ano atrás

Em sua cruzada contra a Revolução Francesa, pode-se dizer que Burke (1826a, p.123ss e 145) identifica a figura do revolucionário à do não-cristão ou do bárbaro: os governantes da nova França são, pois, condenados como "selvagens" e "bárbaros ateus e assassinos", como indivíduos que, por "sua crueldade, arrogância, espírito de rebelião e hábito de desafiar toda lei humana e divina", devem ser considerados "selvagens ferozes".[...] o princípio de independência de cada Estado não tem mais sentido: diante de uma revolução como a que se produziu na França, que altera a ordem político-social, "insulta publicamente as idéias religiosas e viola tudo o que é sagrado para os homens", não é mais possível, e nem mesmo permitido, que os outros Estados permaneçam apartados. Uma intervenção não é somente legítima, é um dever. (LOSURDO, Domenico. A Revolução, a nação e a paz. Estudos Avançados 22 (62), 2008.

Sobre a Revolução Francesa, analise as afirmações.

I-A Revolução Francesa teve uma longa duração e foi um período muito violento, denominado como "Terror".

II-Durante o período da Revolução Francesa, as estruturas da sociedade foram sendo compostas por revolucionários que eram contra qualquer tipo de violência, por isso, nesse período não ocorreu nenhuma guerra civil.

III-A Revolução Francesa foi movida pelo ideal de atacar os grupos que se identificavam com o sistema feudal e o absolutismo monárquico. Nesse sentido, a Revolução foi antifeudal, antiabsolutista e teve como ideais a liberdade, a fraternidade e a igualdade.

Assinale a alternativa correta

Alternativas:

a)

As afirmações I e II estão corretas.

b)

As afirmações II e III estão corretas.

c)

Somente a afirmação I está correta

d)

As afirmações I e III estão corretas. 

e)

Somente a afirmação III está correta

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
24

A alternativa D está correta.

No período que eclodiu na Revolução Francesa havia um descontentamento do terceiro estado, que era composto pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista da época e a igreja.

Deste modo, ocorreu uma busca pela quebra desse sistema e a instituição dos ideais de fraternidade, liberdade e igualdade, ocasionando a Revolução Francesa.

A partir disso, uma série de acontecimentos desencadearam na queda da igreja como parte das decisões políticas do estado, sendo um marco para a quebra dos paradigmas do passado.

Apesar dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade terem contribuído para a instituição de uma democracia na Franca, isso não significa que o país conseguiu se tornar uma sociedade livre e igualitária, pois esse é um esforço de longo prazo, onde as desigualdades são disseminadas ao longo do desenvolvimento social do país.

Respondido por josericardo1981
23

Resposta:

alternativa D I,III ESTÃO CORRETAS

Explicação:

Perguntas interessantes