“Em sua concepção original a Estatística significa a descrição numérica dos fatos tal como encontrados. Na antiguidade, a Estatística envolvia aspectos quantitativos e qualitativos que eram do interesse do Estado, relativos à necessidade de tomada de decisão face à realidade dos fatos registrados (tais como reservas de alimentos, disponibilidade de armamento e homens para a realização de um cerco ou resistência ao sítio que fosse imposto, por exemplo). Só mais tarde o registro quantitativo-qualitativo dos dados se desprendeu do caráter exclusivo de atendimento ao controle do Estado, para aplicar-se a campos particulares do conhecimento”. (BUNCHAFT, Guenia; KELLNER, Sheilah Rubino de Oliveira. Estatística sem mistérios. Vol. I. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 16). Tendo como referência o conteúdo apresentado na aula 3 sobre o debate qualitativo versus o quantitativo, assinale a alternativa que contém os trechos que completam corretamente as lacunas no seguinte enunciado: Uma estratégia de pesquisa quantitativa tem por objetivo procurar ( ). Esse tipo de tratamento é mais adequado para um universo empírico ( ). A (Padrões) e (grande). B (Detalhes) e (pequeno). C (Comparações) e (grande). D (Padrões) e (médio). E (Detalhes) e (grande).
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A letra (C) representa o gabarito da questão.
Porque, na realidade, são os dados qualitativos que revelam detalhes de uma população (pesquisada) ou opiniões pessoais dos entrevistados. Isso ocorre porque esse tipo de pesquisa é baseado em valorações, como bom, ruim, certo, errado, excelente, péssimo, dentre outros.
Por outro lado, a Pesquisa Quantitativa são baseadas em variáveis numéricas - apresentam números - que podem ser mensurados, comparados e determinados como grandes ou pequenos.
Lute e conquiste os seus objetivos de vida!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás