Física, perguntado por Barthhh, 1 ano atrás

– Em sua célebre experiência Torricelli demonstrou que a pressão atmosférica, ao nível do mar, equivale a pressão exercida por uma coluna de mercúrio de 760 mm de altura. Um aluno de Física, em uma localidade ao nível do mar, fez uma experiência similar a de Torricelli, porém, ao invés de utilizar o mercúrio (dHg=13,6 g/cm3) utilizou um líquido de densidade absoluta d. Nestas condições, a altura da coluna do líquido atingiu 206 cm, qual a densidade d, aproximada, em g/cm3
, deste líquido?

Já vi a resolução deste problema, onde as pressões devem ser igualadas: Phg=Pd
Porém, não entendi por que devem sr igualadas, alguém poderia me explicar?

Soluções para a tarefa

Respondido por Kairalc
15
Os liquidos estavam nas mesmas condições, eles estavam na mesma pressão, a unica diferença era a densidade deles e a altura de cada liquido.
Por que a altura dos líquidos estava diferente? Porque como a densidade é diferente uma altura, ou seja, um volume de liquidos diferentes é necessário para exercer a mesma pressão.
E enfim, por que iguala as pressões? Pode ser estranha a resposta, mas bem, porque elas são iguais (ah vá) mas por que são iguais? Por que os líquidos estão nas mesmas condições, e como a questão disse, a pressão atm ao nivel do mar equivale a 760mmHg, e o experimento do aluno mostrou que ao nivel do mar uma coluna de 206cm do liquido tambem equivale a pressão exercida ao nivel do mar, logo elas são iguais.
*Ficou compreensível? Qualquer coisa avise que tento explicar de novo >.< 
Perguntas interessantes