Português, perguntado por ednaldo28, 1 ano atrás

Em solo brasileiro, eles têm dinheiro e fama, espécie de blindagem que costuma inibir as manifestações mais explícitas de preconceito racial. Mas no anonimato do voo 951 da American Airlines , que ia de Nova York ao Rio de Janeiro no dia 16 de novembro, o músico Dudu Nobre e sua mulher, a modelo e atriz Adriana Bombom, disseram ter sido alvo de discriminação associada à cor da pele. Os artistas acusam os comissários de bordo da empresa aérea de ofensas, injúrias preconceituosas e lesão corporal e pedem R$ l milhão de indenização por danos morais. Eles alegam ter sido chamados de “macacos”, entre outros xingamentos, na frente de suas duas filhas, de seis e cinco anos, e dos demais passageiros. “O constrangimento de ter sido xingado de macaco, junto com minha mulher, e chamado para brigar na frente de minhas filhas é inesquecível”, desabafa Dudu, que se diz disposto a lutar incansavelmente pela punição dos responsáveis. “Se acontece conosco, imagina com quem não aparece na mídia”, completou Adriana. O incidente aconteceu exatamente na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, quinta-feira 20.
CABRAL, Renata. Músico Dudu Nobre afirma ter sido vítima de preconceito ao voltar dos Estados Unidos. ISTOÉ – ano 31, nº 2038.

Embora a reportagem apresente dados, informações, dados e registros, o motivo dela estar estruturada no formato narrativo dá-se pelo fato de o texto, organizado dessa maneira:
( ) salientar mais as personagens do que os acontecimentos em si.
( ) possibilitar ao leitor compreender uma sequência de eventos de maneira organizada.
( ) especificar o caráter racial do narrado, ampliando a identificação além dos brasileiros.
( ) retirar o foco dos cantores e os contextualizar com todo um ambiente sociocultural.
( ) enfatizar o cenário que serve de palco à tais acontecimentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
35

O texto é estruturado em uma narrativa para tornar a compreensão dos eventos narrados - e a sua sucessão - mais fácil para quem lê a notícia.

O texto, assim posto, "reconstrói" a cena, de modo que a leitura atenta permite quase "ver" a situação pela qual passaram os "protagonistas" do texto. Isto, além de tornar mais fácil a compreensão, torna mais prazerosa a leitura, de modo que a revista poderia ter contado os mesmos fatos de forma "seca" e vender menos cópias.

Os demais itens, embora importantes no contexto, não respondem o motivo pelo qual esta forma foi escolhida. É correta a alternativa B.

Respondido por andreia1pereira
40

Resposta:

possibilitar ao leitor compreender uma sequência de eventos de maneira organizada.

Explicação:

possibilitar ao leitor compreender uma sequência de eventos de maneira organizada”. Não é uma mera ênfase nas personagens ou nos fatos, visto que não se trata de uma narrativa literária, tampouco uma narrativa política, já que não se concentra em defender uma causa ou abordar apenas um contexto cultural.

Perguntas interessantes