Biologia, perguntado por sthefani8671, 2 meses atrás

Em situações de escassez de carboidratos em nosso organismo, os aminoácidos, além de serem usados para fins energéticos, ainda serão mobilizados para uma via de produção de glicose para manter a atividade de células nervosas, que não conseguem sobreviver sem glicose. No caso dos depósitos de triacilgliceróis das células adiposas, a mobilização se inicia por ação da enzima lipase. Essa enzima tem sua ativação controlada por hormônios e é chamada de lipase hormônio-sensível. Outras lipases dão prosseguimento ao processo, que clivará a molécula, liberando glicerol e ácidos graxos. O glicerol e os ácidos graxos, produzidos na reação, serão degradados por vias metabólicas distintas

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
0

Podemos afirmar sobre as moléculas e a degradação das enzimas que o glicerol acaba sofrendo muitas modificações em sua estrutura, sendo que em uma das primeiras etapas ele é convertido em Diidroxiacetona fosfato, gastando uma molécula de ATP e formando  NADH + H+.

Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa 2.

Caracterizando a respiração aeróbia

Sabemos que é através da respiração aeróbia que a célula consegue degradar os carboidratos e assim obter energia que esta armazenada na molécula de ATP, produzindo assim a água (H₂O) e o dióxido de carbono (CO₂)

Logo, a equação desta respiração é dada por:

C6H12O6 + 6O2 ↔ 6CO2 + 6H2O + 38 ATP

Sendo que a respiração aeróbia apresenta reações contínuas as quais são obtidas em algumas etapas, são elas, a glicólise, a cadeia respiratória e o ciclo de Krebs.

Complemento do enunciado

[...] Adaptado de: KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2019.

Acerca da degradação dessas substâncias, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

Alternativa1: Após a conversão de glicerol em glicerol 3-fosfato, este não é mais metabolizado em nenhuma via e será excretado pela célula através de vesículas.

Alternativa 2: O glicerol sofre diversas modificações estruturais. Em uma das etapas iniciais, é convertido em Diidroxiacetona fosfato com o gasto de uma molécula de ATP e formação de NADH + H+.

Alternativa 3: No citosol das células, as moléculas de carnitina recebem o grupamento Acil da molécula de Acil-CoA para iniciar a passagem pela membrana plasmática da mitocôndria para que, na matriz mitocondrial, possam participar do Ciclo de Lynen.

Alternativa 4: As moléculas de ácido graxo precisam passar por três etapas, a saber: ativação, difusão e betaoxidação. A ativação consiste em converter o ácido graxo em acil-CoA. Na difusão, o Acil-CoA atravessa livremente a membrana plasmática da mitocôndria, organela onde ocorrerá a betaoxidação.

Alternativa 5: Os ácidos graxos com número ímpar de átomos carbono passam pelo mesmo processo oxidativo dos ácidos graxos com número par de carbono. No entanto, por possuir um átomo a mais, originará duas moléculas de Acetil-CoA, ao contrário dos ácidos graxos com número par de carbono que originam somente uma molécula.

Entenda mais sobre respiração aeróbia aqui:

brainly.com.br/tarefa/5163671

#SPJ4

Perguntas interessantes