Em situação urgência e emergência pré-hospitalar, para garantir a eficácia de atendimento, deve prestar atenção em cada etapa do atendimento, desde garantir a segurança do socorrista e da vítima, até a sequência do atendimento, levando em consideração o desenvolvimento da avaliação primária e secundária, pois, na avaliação primária compreende: Avaliar a responsividade (chamar o paciente) e observar a expansão torácica. Se não responsivo e sem movimentos respiratórios, checar pulso central. Se pulso ausente, iniciar protocolo de parada cardiorrespiratória. Se pulso presente, abrir via aérea (VA) e iniciar suporte ventilatório. Se não responsivo, mas com movimentos respiratórios: garantir a permeabilidade de via aérea e considerar suporte ventilatório; e se responsivo, prosseguir avaliação.
Considerando a finalidade de cada fase de um atendimento de urgência e emergência, avalie as sentenças:
I- Avaliar permeabilidade de via aérea (VA) e corrigir situações de risco com: hiperextensão da cabeça e elevação do queixo, cânula orofaríngea, aspiração, retirada de próteses e via aérea definitiva, se necessário.
II- Avaliar ventilação: padrão ventilatório; simetria torácica; frequência respiratória; presença e simetria de murmúrio vesicular (MV) e atentar a ruídos adventícios.
III- Avaliar estado circulatório: presença de hemorragias externas de natureza não traumática; pulsos periféricos ou centrais: frequência, ritmo, amplitude, simetria; tempo de enchimento capilar; Pele: coloração e temperatura.
IV- Realizar entrevista SAMPLA (com o paciente, familiares ou terceiros) identificando com o nome e idade; queixa principal.
V- Avaliar estado neurológico: Escala de Coma de Glasgow; Avaliação pupilar: foto-reatividade e simetria, motricidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Perguntas interessantes