Em sistemas onde atuam apenas forças internas existe uma grandeza física vetorial que se mantem constante e que nos auxilia na caracterização dos choques antes e após o encontro. Sobre este assunto, assinale o que é correto:
1- Em qualquer tipo de colisão a energia cinética sempre se conserva, isso porque não se pode criar ou destruir esta grandeza, apenas transforma-la.
2-A grandeza física que sempre se mantem constante em colisões é o impulso gerado pelas forças internas do sistema. Esta grandeza altera o estado de movimento dos corpos que se chocam, mas para o mesmo sistema é sempre constante.
3-Em colisões do tipo perfeitamente inelástica a energia cinética não se mantem constante devido a dissipações e/ou deformações sofridas pelos corpos que colidem, todavia a quantidade de movimento geral permanece inalterada.
4-Em colisões perfeitamente elásticas a energia mecânica se conserva, mas a cinética se altera devido a possíveis variações de direção, sentido ou valor da velocidade dos corpos que colidiram.
5-Em colisões parcialmente elásticas o coeficiente de restituição é um número entre 0 e 1 e nestes casos tanto a energia cinética quanto a quantidade de movimento total do sistema sofrem alterações.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
corretas: 2 e 3
Explicação:
1-Errado, isso vale apenas para energia mecânica, não para a cinética.
2- Correta. porém tenhos minhas duvidas, mas como o Impulso é igual a variação do momento linear, e essa variação nas colisões é sempre 0, então o impulso sempre será 0 tbm, sendo assim constante. Ou seja, ele é constante e igual a 0, estando tudo correro.
3- correta. A descrição condiz com a descrição de uma colisão perfeitamente inelástica.
4- errada. o valor da energia cinética não muda em colisões perfeitamente elásticas.
5- errada. pois a quantidade de movimento não sofre alterações.
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás