Em sintese, as razões que geraram os conflitos e as tensões entre países europeus no Início do seculo xx. Explique cada uma delas
A) Expansionismo Territorial
B) Competição Industrial
C) Movimentos Nacionalistas Separatistas
D) Revanchismo
Soluções para a tarefa
A: No século XX ainda existia a presença de colônias para as potências europeias, isso era importante, pois, como as potências europeias eram, de fato, países relativamente pequenos, eles necessitavam de matérias-primas para conseguir se industrializar (no ponto B veremos mais sobre isso), o que gerou uma corrida na expansão territorial pelos países da África e Ásia. Isso foi decidido após alguns tratados, porém, os mesmos tratados acabaram por esquecer algumas potências em acensão (só pegar as colônias da Alemanha, eram somente três países, que não era lá muita coisa), podemos então afirmar basicamente que a disputa por matérias primas, localizadas na África, Ásia e na região da Alsácia-Lorena (por exemplo) acabou ocasionando de um expansionismo territorial.
B: No começo do século XX estava ocorrendo a Belle Èpoque (era basicamente um período de grande desenvolvimento industrial), vários países da Europa estavam se modernizando, o que fez os países em acensão (Alemanha por exemplo, que tinha acabado de se formar, depois da Guerra Franco-Prussiana) quiseram seus devidos espaços nessa industrialização, logo, isso gerou uma disputa industrial, que pode ser vista claramente na Corrida Armamentista, o que gerou certas tensões entre as potências europeias.
C: Nacionalismo é um sentimento de pertencer a um grupo por vínculos raciais, linguísticos e históricos que reivindica o direito de formar uma nação autônoma, nisso, ocorreu várias lutas pela formação de países, como na região dos Bálcãs (eles lutavam pela formação de um país autônomo das potências europeias), isso ocorreu em vários países, várias revoltas estourando (por exemplo no Império Turco-Otomano), isso é um exemplo, mas podemos citar também como o nacionalismo influenciava no revanchismo entre as potências da época, que será trabalhado no próximo ponto.
D: O revanchismo (revanche) entre as potências era presente como um fator que aumentava a tensão mundial daquela época, um ótimo exemplo disso foi a Guerra Franco-Prussiana, como a explicação não é sobre isso, não vou entrar em detalhes, mas basicamente, foi um conflito entre a França e o Reino da Prússia (que depois gerou a Alemanha), como a Prússia saiu vencedora, ela se unificou e gerou a Alemanha, mas a guerra foi uma vergonha para os franceses, eles foram humilhados, a Prússia literalmente passeou pela França, de tão poderoso que era o exército Prússio, isso gerou um sentimento de ódio aos Alemães por parte dos Franceses (isso recai no nacionalismo), o que intensificou os conflitos na Europa.
Espero ter ajudado, como era uma explicação, não deu para fazer pequeno, mas fiz o meu melhor ;)
Sobre os motivos que geraram os conflitos e as tensões entre países europeus no início do século XX.
Análise das Questões:
A) Expansionismo Territorial
No início do século XX o que estava presente no cenário imperialista era o neocolonialismo praticado pelas potências tradicionais (Inglaterra e França) com as colônias no continente africano e asiático.
Com as unificações tardias, houve a tentativa de participação de posse dessas colônias pela Alemanha e Itália, porém as potências tradicionais não irão aceitar.
Com isso, essas a Alemanha vai formar uma aliança de ajuda mútua militar, junto com o império russo e vão em busca de suas colônias. A Itália irá entrar para a aliança após a França invadir sua colônia em Cartago.
B) Competição Industrial
A competição industrial é resultado da Segunda Revolução Industrial, que é marcada pela busca de matéria-prima nas colônias asiáticas e africanas.
O aprimoramento industrial levou ao desenvolvimento de novas fontes de energia, assim como a eletricidade, uso do petróleo e a invenção do aço.
Tais tecnologias eram de altíssimo custo, o que impulsionou as buscas por colônias para manter os custos das potências e em decorrência disso o acirramento das tensões pelas disputas dos países por mercados consumidores.
C) Movimentos Nacionalistas Separatistas
Haviam dois grandes movimentos nacionalistas separatistas no início do século XX:
- Pan-Eslavismo: movimento organizado pelo império russo que pregava a unificação de todos os países europeus orientais eslavos.
- Pan-Germanismo: movimento liderado pela Prússia, que pregava a união de todos os países germânicos europeus.
D) Revanchismo
O revanchismo foi um sentimento sentido pelos franceses contra a Alemanha após a Guerra Franco-Prussiana.
A França e a Alemanha disputavam os territórios de Alsácia e Lorena por serem territórios ricos em depósitos naturais de carvão, importantíssimo para o funcionamento das indústrias.
A França acabou sendo derrotada nessa guerra, e ficou com esse sentimento de revanche sobre os alemães.
Saiba mais sobre "Conflitos e Tensões no Início do Século XX" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1610506
#SPJ2