Em síntese, a linguagem literária se compromete com a estética e, a partir daí, com elementos linguísticos que se abrem para múltiplos significados, subvertendo, inclusive, os limites do dicionário e das gramáticas, por meio do uso de figuras de linguagem, principalmente de metáforas. O texto literário louva a liberdade de criação de seu autor e o leitor pode interpretá-lo de maneiras distintas mediante suas vivências e conhecimento de mundo. E a linguagem não literária, comprometida com a clareza das ideias, com as informações ditas de maneira direta e objetiva, evita elementos que podem conferir mais de uma interpretação, uma vez que seu foco é transmitir uma mensagem transparente, cujo resultado esperado é o completo entendimento por parte do receptor.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
Nesse contexto, leia e analise os dois textos a seguir:
Texto 1:
Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92)
souzatatiane11:
Disponível em: http://conhecimentocientifico.r7.com/wp-content/uploads/2020/03/funcoes-da-linguagem-o-que-sao-principais-tipos-e-as-caracteristicas-2-1024x573.jpg. Acesso em: 02 ago. 2021.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Resposta 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás