Português, perguntado por joceliobaldo, 3 meses atrás

Em síntese, a linguagem literária se compromete com a estética e, a partir daí, com elementos linguísticos que se abrem para múltiplos significados, subvertendo, inclusive, os limites do dicionário e das gramáticas, por meio do uso de figuras de linguagem, principalmente de metáforas. O texto literário louva a liberdade de criação de seu autor e o leitor pode interpretá-lo de maneiras distintas mediante suas vivências e conhecimento de mundo. E a linguagem não literária, comprometida com a clareza das ideias, com as informações ditas de maneira direta e objetiva, evita elementos que podem conferir mais de uma interpretação, uma vez que seu foco é transmitir uma mensagem transparente, cujo resultado esperado é o completo entendimento por parte do receptor.  FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021. Nesse contexto, leia e analise os dois textos a seguir: Texto 1: Descuidar do lixo é sujeira Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92) Texto 2:  O bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. (Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145) Diante disso, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas. I.  Os dois textos tratam de uma temática semelhante e utilizam da linguagem literária. PORQUE II.  Apresentam uma linguagem rica em subjetividade com a intenção de informar os leitores sobre o assunto. Sobre essas asserções é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas. ​


grytor: Alternantiva E: as asserções I e II são proposições falsas

Soluções para a tarefa

Respondido por wendellbitencourt7
34

Resposta:

As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

Embora os dois textos tratem de uma mesma temática, O TEXTO I, utiliza de uma linguagem não literária, pois está comprometida com a clareza das ideias, com as informações ditas de maneira direta e objetiva, evita elementos que podem conferir mais de uma interpretação, uma vez que seu foco é transmitir uma mensagem transparente, e observa-se que se trata de uma reportagem com objetivo de informar os leitores.

Enquanto que, O TEXTO II utiliza de linguagem LITERARIA, pois utiliza contem elementos linguísticos que se abrem para múltiplos significados, subvertendo, inclusive, os limites do dicionário e das gramáticas, por meio do uso de figuras de linguagem, principalmente de metáforas.

Respondido por raffasiilveira
25

Diante dos textos apresentados e das assertivas apresentadas, podemos dizer que tanto a assertiva I quanto a assertiva II apresentam proposições falsas, assim como o apontado pela alternativa 5.

Isso acontece porque embora ambos os textos abordem uma mesma temática, o primeiro texto se utiliza de uma linguagem não literária com as informações sendo apresentadas de uma maneira direta e objetiva de modo a evitar algum tipo de ambiguidade.

Já o segundo texto sim se utiliza de linguagem literária, uma vez que apresenta elementos linguísticos que se abrem para múltiplos significados, subvertendo, inclusive, os limites do dicionário e da própria gramática por meio do uso intenso de figuras de linguagem.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/4461173

Anexos:
Perguntas interessantes