“Em si mesmo, o homem não é bom nem mau, mas, de fato, tende a ser mau. Consequentemente, o político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas, sim, constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disso. Assim, não hesitará em ser temido e a tomar as medidas necessárias para tornar-se temível. Claro, o ideal seria o de ser ao mesmo tempo amado e temido. Mas essas duas coisas são muito difíceis de ser conciliadas e, assim, deve fazer a escolha mais funcional para o governo eficaz do Estado.”
(Nicolau Maquiavel- O Príncipe)
1. Sobre Maquiavel, marque a alternativa INCORRETA: *
a) Partindo da premissa de que a política deve ser entendida em seus próprios termos, tendo uma explicação humana dessa relação social, Maquiavel produz análises a partir da natureza dos homens.
b) Para Maquiavel, a natureza do ser humano é perversa: os homens são “ingratos”, “volúveis”, “covardes ante aos perigos”, “egoístas” e “ávidos de lucro”.
c) Maquiavel parte do princípio de que o governante (ou o príncipe) deve atentar-se aos súditos que rodeiam seu governo, e oferece diversas dicas de como um príncipe (líder) deve proceder.
d) Para Maquiavel o poder não possui uma origem mundana, e sim estrutural.
Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos (...).
(Maquiavel)
2. Sobre a política em Maquiavel, marque a alternativa INCORRETA: *
a) Maquiavel parte do princípio de que o governante (ou o príncipe) deve atentar-se aos súditos que rodeiam seu governo, e oferece diversas dicas de como um príncipe (líder) deve proceder.
b) Na concepção de príncipe não precisa resistir aos inimigos, com isso, ele obterá a honra, a fama e a glória para si e para o Estado.
c) A política possui ética e lógica própria. Seu principal objetivo (fim) é garantir a manutenção do Estado. Para isso, lançam-se meios necessários para atingir esse fim: “Os fins justificam os meios”
d) Em Maquiavel, a virtuosidade não é cristã: não necessariamente as qualidades de honestidade são necessárias para o príncipe. Há vícios que são virtudes, desde que eles tenham como objetivo a manutenção do poder.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1- d
2- b
Explicação:
classroom
gustavocovalespdmifb:
certinho
Perguntas interessantes
Artes,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás