Filosofia, perguntado por acbi, 1 ano atrás

“Em si mesmo, o homem não é bom nem mau, mas, de fato, tende a ser mau. Consequentemente, o político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas, sim, constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disso. Assim, não hesitará em ser temido e a tomar as medidas necessárias para tornar-se temível. Claro, o ideal seria o de ser ao mesmo tempo amado e temido. Mas essas duas coisas são muito difíceis de ser conciliadas e, assim, deve fazer a escolha mais funcional para o governo eficaz do Estado.”

Explique a passagem acima em conformidade com o pensamento político de Maquiavel e como pode ser vista como uma apologia ao absolutismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
76

A forma de governo absolutista surgiu na época medieval e tinha como objetivo colocar o poder nas mãos de apenas uma pessoa. Assim, essa pessoa deveria exercer influência sobre seu povo.

Nesse tipo de monarquia a relação do rei e dos súditos era que os segundos deveriam ter respeito e obediência ao rei. Analisamos claramente um discurso absolutista com base em declarações " não hesitará em ser temido e tomar as medidas necessárias para tornar-se temível".

Respondido por karolainecaetano
68

Resposta:

Explicação:

1-d

2-b)

Anexos:
Perguntas interessantes