História, perguntado por renatabrt5, 6 meses atrás

em seu texto José Bonifácio dá um motivo estratégico para mudança da capital o ataque de inimigos externos além de sublinhar dois problemas um social e outro econômico quais são?​

Soluções para a tarefa

Respondido por br6303027
1

Olá, Resposta correta : Letra B)

A) grande massa de escravos que podia revoltar-se a qualquer momento nas províncias e a falta de estradas para o comércio interno.

B) A ausência de empregos para a mão-de-obra livre, com o uso dos escravos, gerando muitos desempregados e a urgente necessidade de um comércio ativo ligando as diversas províncias, o que tornaria o Brasil autossuficiente pela diversidade de sua produção.

C) A complexidade do problema da mão-de-obra infantil e o desejo de desviar o comércio do litoral, que ficava exposto aos ataques externos.

D) O total desconhecimento dos reais problemas brasileiros, começando pela proposta de criação de uma frota marítima para atacar os inimigos externos, a criação de um exército com os desempregados e a criação de uma estrada de ferro ligando o "interland"(interior do território).

E) A proposta de uma capital dentro da província de Minas Gerais, com o intuito de aliviá-la do excedente de mão-de-obra com o fim da mineração, e a proposta de ativar o comércio dessa nova capital, usando tal excedente.

(Explicação) : A escravidão traz enormes malefícios para o país de uma maneira em geral mas principalmente para a economia impedindo o crescimento do mercado consumidor interno, a integração era necessária já que com o fim do auge do ouro o Brasil voltou ao estado de arquipélago econômico.

Não sei se é exatamente está questão,

Mas espero ter lhe ajudado!

Bons estudos :)

Perguntas interessantes