Em seu percurso histórico, o ensino de arte, no Brasil, passou por diferentes momentos. Em um deles, as práticas pedagógicas estiveram muito voltadas para a reprodução de conteúdo, desconsiderando as diferenças individuais dos alunos e os contextos de produção artísticos. Nessa perspectiva, os conteúdos eram trabalhados como um fim em si mesmo. São atividades características do momento descrito acima: Escolha uma opção: a. A oferta de materiais diversos que permitissem, aos alunos, o conhecimento dos contextos de produção das obras. b. O contato com diferentes manifestações artísticas para a ampliação do repertório de conhecimento artístico dos alunos. c. O fornecimento de modelos que deveriam ser copiados, fidedignamente, sem qualquer tipo de modificação. d. A disponibilização de materiais e suportes para que os alunos criassem livremente, sem qualquer tipo de intervenção por parte do professor. e. A valorização do processo de criação individual, sem qualquer tipo de preocupação com o produto final.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O fornecimento de modelos que deveriam ser copiados, fidedignamente, sem qualquer tipo de modificação.
Explicação:
O momento em que as práticas pedagógicas no ensino de arte estiveram muito voltadas para a reprodução de conteúdos, desconsiderando as diferenças individuais dos alunos e os contextos de produção artísticos, foi o da Pedagogia tradicional. As atividades características desse momento priorizavam o fornecimento de modelos que deveriam ser copiados, fidedignamente, sem qualquer tipo de modificação. A disponibilização de materiais e suportes para que os alunos criassem livremente, sem qualquer tipo de intervenção por parte do professor, era característica da livre expressão. O contato com diferentes manifestações artísticas e a contextualização da produção são características das práticas construtivistas que preveem a apreciação, a contextualização e o fazer artístico como momentos da construção dos conhecimentos artísticos.