Em seu município, como poderia ser estruturada a aplicação do PES – Planejamento Estratégico Situacional? Descreva como isto poderia ocorrer.
Soluções para a tarefa
Resposta:
mista chileno Carlos Matus no início da década de 1970, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia criada, inicialmente, para lidar enfrentando os desafios da administração pública.
Com o passar dos anos, o PES ganhou força no meio corporativo e hoje é utilizado em várias organizações como uma alternativa ao planejamento estratégico tradicional.
Diferentemente da abordagem tradicional, a flexibilidade é a palavra-chave no planejamento situacional. Os planos de ação elaborados podem passar por adaptações e reformulações de acordo com o comportamento de diferentes variáveis situacionais.
Se no planejamento tradicional há pouca ou nenhuma possibilidade de improvisar ou redesenhar estratégias, no situacional valoriza-se o improviso e a flexibilização do que foi previamente estabelecido.
Segundo o próprio Carlus Matus, o PES foge do determinismo e da estaticidade dos problemas, algo presente no método tradicional.
Além disso, o Planejamento Estratégico Situacional leva em consideração o atual momento que a empresa está vivendo na hora de propor as ações, sem deixar de considerar também as mudanças constantes às quais a organização pode estar sujeita.