História, perguntado por andretop17, 11 meses atrás

Em seu livro Cultura Primitiva, [...] Tylor examina as origens das culturas e os mecanismos de sua evolução. [...] Após uma temporada no México, Tylor elaborou seu método de estudo da evolução da cultura pelo exame das ‘sobrevivências’ culturais. No México, ele pudera observar a coexistência de costumes ancestrais e traços culturais recentes. [...] era a sobrevivência das primeiras fases da evolução cultural, fases pelas quais a cultura dos povos civilizados teria passado necessariamente (CUCHE, 2002, p. 37-38).
Selecione uma alternativa:a)Tylor introduz o método comparativo dentro da etnologia que pressupõe a comparação entre as culturas com o objetivo de estabelecer uma escala das etapas da evolução culturalb)Tylor introduz o materialismo-histórico dentro da etnologia, pois seu ponto de partida é o material e ele estuda o material a partir da evolução histórica, ou seja, das lutas de classec)Tylor introduz o funcionalismo dentro da etnologia, o método proposto por ele aponta a necessidade da ciência ser funcional e atuar para eliminar os povos considerados atrasadosd)Tylor introduz o funcional-estruturalismo como método único da etnologia, pois seus estudos a necessidade de estruturar o conhecimento para ajudar os povos a superar seus atrasose)Tylor introduz o perspectivismo nos estudos etnológicos, pois ele sempre entende que os povos diferentes devem ser visto de maneira diferentes dos povos civilizados, ou seja, de outra perspectiva



Assinale a alternativa correta quanto ã contribuição de Tylor para etnologia

Soluções para a tarefa

Respondido por jeannecardoson
8
Resposta:
b) Tylor introduziu o materialismo-histórico na antropologia. Edward Burnett Tylor foi um antropólogo britânico no século 19 e é considerado representante do conceito de evolucionismo social.

Para ele, portanto, as sociedades humanas começam num estágio primitivo e se tornam civilizadas com o passar do tempo. Uma comparação muito utilizada para explicar essa teoria é a passagem do tempo na vida humana: infância, adolescência e vida adulta. Da mesma forma, as sociedades humanas consideradas primitivas estariam na sua infância, enquanto as sociedades consideradas civilizadas estariam na idade adulta.

Esse conceito é amplamente criticado hoje em dia. Primeiro porque não existe comunidade que não tem sofrido modificações sociais e culturais desde o início dos tempos e, segundo, porque o que é considerado primitivo e civilizado tem relação com a ideia de superioridade de um povo sobre o outro.

andretop17: a)
Tylor introduz o método comparativo dentro da etnologia que pressupõe a comparação entre as culturas com o objetivo de estabelecer uma escala das etapas da evolução cultural
Perguntas interessantes