Biologia, perguntado por renatasutopo180101, 1 ano atrás

Em seu famoso livro A caixa preta de Darwin, o bioquímico Michael Behe introduz o conceito de complexidade irredutível e desafia os darwinistas a explicarem como sistemas bioquímicos complexos poderiam se formar lenta e gradualmente através de mutações e da seleção natural. Por que é difícil explicar o surgimento de órgãos e sistemas complexos usando as ideias darwinistas e neodarwinistas?

Soluções para a tarefa

Respondido por LuisEduardoBD
11
O surgimento de sistemas biológicos complexos, dentro da Teoria da Evolução, depende de sucessivas mudanças genéticas acumuladas ao longo de centenas de gerações de seres vivos e selecionadas por fatores ambientais e ecológicos diversos, partindo de sistemas simples para formas elaboradas de organização biológica.

Traçar o caminho exato que leva ao surgimento de um órgão específico partindo de um sistema simples é desafiante porque exige, em tese, o conhecimento de cada umas das mutações genéticas que introduziram lentamente novas características e incrementaram um novo nível de complexidade ao sistema. Além disso, seria necessário explicar que fatores ambientais selecionaram estas mutações em detrimento de outras características.

Tudo isto levando -se em consideração um período de tempo de milhões de anos (incompreensível para a mente humana) e milhares de gerações de seres vivos, sendo que as principais ferramentas para construir estas análises são modelos matemáticos complexos por si só.

Assim, a maior parte das explicações sobre o surgimento de sistemas complexos parte de noções generalizadas sob o processo de evolução dos seres vivos, sendo bastante desafiante a apresentação de um caminho claro e específico que leva do simples ao complexo.



Perguntas interessantes