Em seu famoso experimento Rutherford bombardeou uma finíssima folha de ouro com um feixe de partículas alfa cuja carga é positiva. Com isso ele observou que a maioria dos das partículas alfa atravessava a lâmina não desviava nem retrocedia. Uma pequena parcela das partículas alfa era desviada de sua trajetória e outra pequena parcela era refletida. Então referiu-se que
Soluções para a tarefa
Resposta:
Através deste experimento ficou estabelecido que maior parte do espaço ocupado por um átomo é vazio, sendo este composto por um denso núcleo positivo em seu centro ocupando uma parcela minúscula do espaço e uma nuvem de elétrons em movimento em volta deste núcleo.
Explicação:
Uma vez que as partículas eram positivas, o fato da maioria não ter sido desviada da trajetória significa que estas não colidiram com nada no caminho, ou seja passaram por uma parte vazia do átomo de ouro presente na folha. Enquanto isso as partículas que tiveram a trajetória desviada passaram perto da nuvem de elétron negativa, que pela atração entre as cargas positiva e negativa alterou a trajetória da partícula. E as partículas que foram repelidas colidiram com o núcleo positivo do átomo, uma vez que cargas iguais se repelem a carga positiva do núcleo repeliu a carga positiva da partícula na direção contrária.