Em seu caderno crie 4 esquemas que representem a relação entre HIPERÔNIMO e HIPÔNIMOS.
Soluções para a tarefa
HIPERÔNIMOS:
São grupos de palavras que possuem significados genéricos mais amplos e abrangentes que os hipônimos. Esta palavra que vem do grego hyperonymon (hyper = acima, sobre/ onymon = nome), significam os grupos que possuem palavras de origens comuns, conforme exemplos abaixo:
- Inseto é o hiperônimo de mosquitos
- Legume é o hiperônimo de cenoura
- Calçado é o hiperônimo de sandália
- Doença é o hiperônimo de gripe
Para que possamos reconhecer estes efeitos da semântica de maneira prática, devemos analisar cada palavra em particular: quando se inicia com HIPER, se refere à excesso sempre e quando se iniciar com HIPO se relaciona a escassez. Desta forma, quando houverem dúvidas referentes a utilização destes termos, devemos visualizar sua composição gramatical.
Abaixo, podemos visualizar um exemplo de como os hipônimos e hiperônimos trabalham juntos em uma mesma frase e que utilizamos estas regras mais vezes que imaginamos:
A cenoura, a batata e a beterraba foram cultivadas pelo agricultor e, na hora certa, os legumes serão colhidos para distribuição.
Explicação:
assinale a alternativa na qual o antônimo está indicado corretamente a)único especial, genérico b) destimular desanimar, ampliar c) diminuir reduzir, incentivar d) calmo tranquilo, merecimento e) incapacidade incompetência irritado