Em setembro de 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada por 193 Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015) e ampliando seu escopo, devido à emergência de novos desafios, ela resultou de um processo participativo de mais de dois anos (2012-2015) sob a coordenação da ONU. Nesse período, governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram com debates e sugestões. A Agenda 2030 abrange temas ligados às dimensões ambiental, social, econômica e institucional do desenvolvimento sustentável. É composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e 232 indicadores, além da Declaração (visão, princípios e compromissos compartilhados).
KRONEMBERGER, D. M. P. Os desafios da construção dos indicadores ODS globais. Ciência e Cultura, v. 71, n. 1, p. 40-45, 2019.
Em relação ao Direito Público, no âmbito internacional, ele visa regular o relacionamento de Estado com outro Estado, de um órgão público com outro órgão público, ou entre o Governo e pessoas, sejam físicas ou jurídicas. No que se refere ao secretariado, esse é caracterizado como sendo o órgão administrativo das Nações Unidas, sendo chefiado pelo Secretário-Geral, que é o principal e mais alto funcionário administrativo da ONU. Em relação à ONU, analise as assertivas a seguir.
I. Ela foi criada objetivando proteger uma sociedade sofrida e desestruturada.
II. Aqueles que dela fazem parte praticam a tolerância e vivem em paz com os outros como bons vizinhos.
III. Ela procurou empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos os povos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II, apenas.
Alternativa 4:
III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
alternativa 3
ll apenas
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
1. Ela foi criada para proteger uma sociedade sofrida e desestruturada, principalmente para proteger as gerações vindouras do flagelo da guerra.
2. Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal. (capitulo 1 artigo 1 da carta da ONU)
3. Conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião. (capitulo 1 artigo 1 inciso 3 da carta da ONU)