Saúde, perguntado por claudineid51, 7 meses atrás

Em setembro de 2000, a OMS lançou um enorme desafio a todos os Estados-membros com metas de promoção da saúde a serem cumpridas até o ano de 2015: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Governo Federal do Brasil considera que houve avanços na concretização dessas metas. Tomando como base o terceiro objetivo — promover a equidade de gênero e capacitar a mulher (para o mercado de trabalho) —, podemos considerar que:

a)o Brasil já superou a desigualdade entre homens e mulheres no quesito trabalho, igualando, inclusive, os rendimentos e a participação política.

b)o Brasil já superou a violência doméstica, por meio do acordo federativo "Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher".

c)a população economicamente ativa (PEA) feminina é maior que a masculina, e, por esse motivo, as mulheres estão ganhando melhor.

d)não houve diminuição da diferença entre os rendimentos de trabalho entre homens e mulheres, apesar dos esforços do governo entre 2003 e 2011.

e)o Brasil já tem garantido o acesso para meninos e meninas à educação formal, e elas já são maioria em todos os níveis de ensino.

Soluções para a tarefa

Respondido por MarcoFire
5

Resposta:

Em setembro de 2000, tomando como base uma década de grandes conferências e assembleia das Nações Unidas, os líderes mundiais de todos os 191 países que integram as Nações Unidas se reuniram na sede da Organização em Nova York para adotar a Declaração do Milênio das Nações Unidas, comprometendo suas nações para uma nova parceria global com o objetivo de reduzir a pobreza extrema e estabelecer uma série de metas - com prazo em 2015 - que se tornaram conhecidas como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O Projeto do Milênio foi encomendado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 2002 para desenvolver um plano de ação concreto para o mundo a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e para reverter a pobreza extrema, a fome e as doenças que atingem bilhões de pessoas. Em 2005, o órgão consultivo independente dirigido pelo Professor Jeffrey Sachs (Diretor do Earth Institute, Professor da Universidade de Columbia, NY, EUA, e Assessor Especial das Nações Unidas no tema dos ODM) apresentou suas recomendações finais ao Secretário-Geral no documento "Investir no Desenvolvimento: Um plano prático para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".

Os oito ODM — que incluem reduzir à metade a extrema pobreza, reduzir a infecção por HIV/AIDS e promover a educação primária universal até 2015 — formam o projeto acordado pelos países e instituições-líderes no mundo. Os Objetivos reuniram esforços sem precedentes para atingir as necessidades das populações mais pobres do planeta. As Nações Unidas também trabalha com Governos, a sociedade civil e outros parceiros para construir, com base no ímpeto gerado pelos ODM, para continuar o trabalho por meio de uma ambiciosa Aagenda de Desenvolvimento Pós-2015.

Respondido por marianamartinslinda9
11

Resposta:

e) O Brasil já tem garantido o acesso para meninos e meninas à educação formal, e elas já são maioria em todos os níveis de ensino.

Explicação:

No Brasil, no que diz respeito ao acesso à educação formal em todos os níveis de ensino, meninos e meninas têm a mesma oportunidade, e elas, na maior parte das vezes, superam os meninos em sala de aula. O governo defende que, apesar dos programas criados para resolver os entraves ligados à desigualdade de gênero e incentivar a valorização da mulher no papel social, econômico e político, a desigualdade entre homens e mulheres no trabalho/emprego ainda é evidente. O aumento da PEA entre 2003 e 2011 é ainda pequeno, e, apesar de ser maior percentualmente que o dos homens, isso não significa valorização do trabalho da mulher. A violência doméstica, apesar de medidas de suporte dos programas criados, ainda está longe de acabar.

Perguntas interessantes