Em se tratando do vírus SARS COV-2 que provoca a COVID-19, como ocorre o processo de transmissão e replicação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por conta da pandemia que estamos vivendo, um dos grandes assuntos discutidos e abordados em todos os lugares é o SARS-CoV-2, conhecido popularmente também como o novo coronavírus.
Este vírus emergente iniciou sua onda de infecção em uma província chinesa, Wuhan, especificamente em um mercado de vendas de animais silvestres, no final do ano de 2019.
E desde então, ele tem se espalhado para o mundo todo, e no mês de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou o estado de pandemia, ou seja, teve-se a ocorrência de diversos surtos em várias regiões do planeta.
A doença provocada por esse vírus ficou conhecida como COVID-19, do inglês, coronavírus disease 2019.
Entretanto, os coronavírus são antigos conhecidos da humanidade. Uma característica em comum de todos eles é que causam doenças respiratória, desde casos brandos e leves até complicações mais severas.
Muitas pessoas já se infectaram por um ou outro coronavírus ao longo de sua vida, há vários que causam apenas uma gripe, como é o caso do coronavírus LM63.
Por outro lado, alguns primos destes causaram, no passado, sérios danos para a saúde pública.
Em 2002, um coronavírus saltou do morcego e infectou pangolim, que por sua vez, infectaram nós humanos, provocando uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, e foi daí que recebeu o seu nome: o famigerado SARS-CoV.
Os primeiros relatos deste vírus foram na China, por conta da cultura do consumo de animais silvestres. Se disseminou rapidamente para doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.
Tivemos até alguns casos de SARS aqui em território brasileiro. Infectou mais de oito mil pessoas e causou cerca de oitocentas mortes, até ser controlada no ano de 2003. Desde então, não tivemos relato de nenhum caso de SARS mundialmente.
Após um tempo, em 2012, foi-se isolado um outro novo coronavírus. Só que dessa vez, surgiu na Arábia Saudita, e posteriormente transmitiu-se para outros países do Oriente Médio, Europa e África.
Foi então nomeada como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, a MERS. E o seu coronavírus: MERS-CoV. A sua via de transmissão foi definida desta maneira: morcegos-camelos-humanos.
Todos os casos fora da Península Arábica tinham histórico de viagem ou contato recente com algum viajante procedente de países do Oriente Médio.
Faça login e baixe o e-book 40 Casos Clínicos de Medicina
Já tem conta? Entre aqui
Não teve um impacto tão grande quanto o SARS-CoV, mas ainda assim, se disseminou para vários países.
Características dos coronavírus
Estes vírus possuem um material genômica de RNA fita simples sentido positivo, ou seja, serve diretamente para síntese proteica, assim ocorre uma maior velocidade na geração de novas cópias de vírus na célula infectada.
São envolvidos por uma capa de gordura e proteína, e seu tamanho é de aproximadamente cem nanômetros. Além também da presença de várias proteínas em sua superfície, dentre elas está a Proteína Spike, ou Proteína S, que é uma espícula glicoproteica que se liga fortemente à enzima ECA2, presente em nossas células, o que torna sua infecção mais fácil.
ESPERO TER AJUDADO VOCÊ!
Resposta:
A transmissão ocorre através de gotículas de saliva, espirros, tosse, contato próximo com pessoas e superfícies contaminadas… Dá para resumir assim as principais vias de transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19.
Espero ter ajudado.
Explicação: FIZ NO CLASS ROOM