Em se tratando do estado do Rio Grande do Norte quais as cidades em que se encontram
os maiores focos da Covid-19?
Soluções para a tarefa
Resposta: Região metropolitana de Natal
Explicação: Natal e sua região metropolitana e Mossoró tem os maiores focos da pandemia do Novo Coronavírus no estado
Mais casos de coronavírus foram confirmados entre funcionários de indústrias no Estado. O frigorífico Agrodanieli, de Tapejara, na região Nordeste, retoma o abate de frangos nesta quarta-feira, depois de paralisar as atividades na segunda e na terça em razão de quatro empregados testarem positivo para Covid 19. Dois são moradores do município, um é de Getúlio Vargas e outro, de Floriano Peixoto.
Um deles está hospitalizado em Erechim e os demais encontram-se em isolamento. Segundo o gestor da empresa, Rodrigo Menon, a retomada é com 30% a menos de funcionários, para garantir maior espaçamento. Ao todo, são 1,7 mil pessoas.
Menon explicou que as operações foram suspensas justamente para se reforçar as ações preventivas. Conforme ele, a indústria redobrou as medidas de higiene e proteção e segue os protocolos recomendados por órgãos da saúde e do Ministério Público do Trabalho, bem como os decretos estadual e municipal. “Além de máscaras e luvas e as ações de higiene, os funcionários passam por um túnel de desinfecção ao chegarem. Estamos cientes dos cuidados que devemos ter e vamos focar cada vez mais na proteção, evitando novos casos.”
Tapejara tem três casos positivos da doença, segundo o balanço do município. A prefeitura informa que o terceiro, confirmado ontem, refere-se a um trabalhador da mesma empresa onde outros foram registrados.
Na BRF em Marau, no Norte gaúcho, são 18 casos confirmados de coronavírus, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da cidade (Stia), Alcemir Pradegan. Ele diz o complexo tem 3,1 mil pessoas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde desta terça-feira, Marau tem 51 registros positivos da doença e um óbito. Com população estimada em 44.161, conforme o IBGE, a cidade registra alta incidência do vírus, de 126 para cada 100 mil habitantes.
O dirigente afirma que a BRF adota as medidas para preservar a saúde dos funcionários. Ele cita que, na segunda-feira, um túnel foi instalado para higienização dos trabalhadores, que recebem máscaras e cuja temperatura é verificada. Segundo o presidente do Stia, a BRF reduziu a produção de 215 mil para 170 mil no setor de aves, após acordo e a assinatura de termo de conduta entre o sindicato, o Ministério Público do Trabalho e a empresa.
Em nota, a BRF afirma que não irá divulgar o número de casos e dados sobre eles em respeito à privacidade dos colaboradores e familiares. Ressalta que os funcionários com Covid-19 foram afastados imediatamente, estão recebendo o tratamento adequado e serão acompanhados pela área de Saúde Ocupacional da empresa até a total recuperação.