Em São Paulo, no ano de 1932, grande parte da população estava insatisfeita com os rumos da Revolução de 1930, iniciando a chamada Revolução Constitucionalista. Em relação a essa situação, assinale a alternativa correta:
(A) Entre os descontentamentos da população paulista estava a desilusão com a revolução e o desejo das oligarquias paulistas de retomarem o poder federal.
(B) A Revolução Constitucionalista teve início em 09 de julho de 1932, mobilizando todo o estado de São Paulo e Rio Grande do Sul, com milhares de voluntários apresentando-se para lutar contra a ditadura de Minas Gerais.
(C) O movimento constitucionalista de 1932 conseguiu derrubar Getúlio Vargas e redemocratizar o Brasil.
(D) A única reivindicação dos paulistas era formulação de uma nova Constituição para o Brasil.
(E) São Paulo contou com o envolvimento de toda a população paulista, além do amplo apoio de Minas Gerais, seu aliado político mais forte.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
É correta a alternativa A.
A Revolução Constitucionalista de 1932 contou com a insatisfação popular com os rumos da Revolução de 1930 - que na época já substituía governadores contrários a vargas, fechava órgãos legislativos e havia suspendido a Constituição - e com o desejo das oligarquias paulistas de retomar o poder.
Eram, até então, "donas" do Brasil, tendo representado Vargas uma interrupção do sistema oligárquico paulista, de modo que usaram as medidas autoritárias tomadas por Vargas como justificativa para um golpe de estado, que se mostrou fracassado.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás