em Roma, o regime republicano se sutentava nas magistraturas, cargos públicos exercidos pelos patrícios e que representavam a administração pública, sendo o Senado o principal instância de poder. como era o senado nesse período?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O senado romano era formado pelos homens (das famílias mais ricas da época) tinha como finalidade dirigir e organizar a sociedade. Durante a república essa cena ganhou mais protagonismo ainda, o senado era quem faziam as leis.
Explicação:
Contexto da época:
A sociedade romana, neste período era dividida entre patrícios, nobres e plebeus. Os plebeus eram homens de vida simples e trabalhos em sua maioria manuais (como artesanato, agricultura), mas não tinham poder na banca, mesmo sendo a massa da população, o que gerou pensamentos de injustiça social. Os mesmos lutaram pela representatividade dos poderes políticos (Lei das doze tábuas). O senado ganhou destaque pois uma de suas funções era a escolha dos cônsules. O poder dele estava justamente na influência das escolhas dos cargos, os mais importantes da república romana. E todo esse rolê fez com que as regras e leis ficassem mais flexíveis ( mas as mulheres ainda não podiam ter participação).
Espero ter ajudado :) boa tarefa ae