Em relação às vias de administração de medicamentos e a ordem de velocidade de absorção por cada uma delas, leia a afirmação abaixo e assinale verdadeiro ou falso:
Via Parenteral (Intravenosa, Intramuscular e Subcutánea) -> Via oral -> Via Mucosa (Sublingual, Inalatória) -> Via tópica.
Soluções para a tarefa
Administração de Medicamentos
➔ Explicação
Primeiramente entenderemos "quem administra os medicamentos? ". Os medicamentos são administrados pela equipe médica, que são:
- Os Doutores
- Os enfermeiros
Os medicamentos precisam ser dados em ordem e na medida (não pode ser nem menos e nem mais!), medicamentos tem de ser exatos, esta é a responsabilidade da equipe médica.
➔ O exercício
A resposta do exercício é:
(FALSA)➔ Via Parenteral (Intravenosa, Intramuscular e Subcutánea)
(VERDADEIRA)➔ Via oral, Via Mucosa (Sublingual, Inalatória), Via tópica.
Espero ter ajudado, Que Deus abençoe!
Resposta:
A afirmativa é falsa, em ordem de velocidade de absorção para as vias de administração: Via intravenosa -> Via mucosa nasal (inalatória) -> Via subcutânea/muscular ->Via mucosa sublingual -> Via tópica -> Via oral.
Explicação:
Quando um fármaco é administrado no corpo ele deve ser metabolizado pelas vias de metabolização, que dependem da via de administração, em seguida ele atinge a corrente sanguínea e em seguida ele atinge os órgãos alvos se transportando pela via sanguínea.
Quanto as vias de administração a velocidade delas variam de acordo com a metabolização necessária para atingir a corrente sanguínea e por fim os órgãos alvos. Portanto, a via intravenosa é a mais rápida, pois despensa a metabolização, porém deve se ter cuidado, pois qualquer erro de dosagem ou intoxicação é de difícil reversão devido a rapidez dessa via.
A segunda via mais rápida é a inalatória, pois dessa forma a metabolização é feita no pulmão, e logo quando atinge os capilares pulmonares o fármaco já penetra os vasos sanguíneos e assim é rapidamente levado até os órgãos alvos. Em terceiro lugar fica a via subcutânea e muscular que também possuem rápida absorção e não são diferentes em velocidade de ação, grandes volumes não devem ser administrados por essa via.
Em seguida a mucosa sublingual, ela é mais rápida que a via oral, pois é absorvida pelos capilares localizados na área sublingual que é uma região bem vascularizada. Já a via tópica possui uma ação rápida, porém é usada apenas para tratamentos locais. Em seguida a via oral que necessita ser absorvida pelo intestino e metabolizada normalmente pelo fígado e portanto é mais lenta.