Em relação as vertentes de educação ambiental incorporadas pela Escola (ensino fundamental e superior), o debate mais geral gira em torno em especial de duas matrizes discursivas dominantes: uma está associada ao discurso da sustentabilidade e o outro diz respeito a crítica desse discurso. Considerando essas duas matrizes discursivas, analise as seguintes afirmativas:
I- O discurso da sustentabilidade está relacionado as dimensões econômicas e tecnológicas, na qual oferecem a base para a ideia do mercado como caminho para o desenvolvimento sustentável, desde que sejam promovidos instrumentos e mecanismos de desenvolvimento “limpo” ou “verde”.
II- A matriz relacionada ao discurso da sustentabilidade encontra-se construída a partir da potencial conciliação entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, na qual sua vertente tem sido difundida nos eventos internacionais e programas governamentais sobre meio ambiente e desenvolvimento promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
III- A matriz voltada a crítica ao discurso da sustentabilidade fundamenta-se na ideia da democracia participativa para consolidar uma vertente na qual a sociedade civil desempenha papel central na conservação ambiental, tendo um ponto de convergência entre as propostas direcionadas ao capitalismo como realidade econômica.
IV- Considerando a maneira como as duas diferentes matrizes influenciam as diferentes vertentes de educação ambiental, há importantes distinções na maneira de como essas são incorporadas pela Escola, na perspectiva da ambientalização curricular em contextos do “sul global” e do “norte global”.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II e IV, apenas.
b.
I e III, apenas.
c.
I, III e IV, apenas.
d.
I, II e IV, apenas.
e.
I, II, III e IV. **********Correto pelo AVA**********
Questão 2
As instituições escolares (fundamental e de ensino superior) são desafiadas a buscar instrumentos e estratégias para incorporar a temática ambiental dentro dos currículos a partir dos debates particulares que ocorrem no âmbito das políticas de currículo de cada disciplina acadêmica. Considerando a problemática geral dos processos de ambientalização curricular, analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) Uma das problemáticas são estratégias demasiadamente simplistas de inserção da temática ambiental nos currículos, desprezando as possibilidades de diálogo interdisciplinar.
( ) O problema da impossibilidade de diálogo entre as áreas (disciplinas) impactam no questionamento critico que poderia emergir de encontros entre o campo ambiental e as diferentes disciplinas.
( ) Em um contexto geral, os processos de ambientalização curricular possui uma problemática voltada a um único tema central: as estratégias simplistas de inserção da temática.
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V - F - V.
b.
F - V - V.
c.
F - F - V.
d.
V - V - F. ***********Correto pelo AVA***********
e.
V - F - F.
Questão 3
A problemática que envolve a temática dos processos de ambientalização são contextualizados no âmbito conservacionista ou preservacionista de educação ambiental, com frequência sustentado por um modelo que objetiva apenas “fornecer conhecimento” se distanciando das propostas que se enquadram na perspectiva crítica de educação ambiental.
Considerando a perspectiva crítica de Educação Ambiental, que se contrapõe ao modelo bancário, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A perspectiva crítica de Educação Ambiental possibilita o empoderamento de agentes locais e o aumento da participação social.
PORQUE
II- Envolve a representação de diferentes atores diretamente ou indiretamente envolvidos em, ou afetados por, questões ambientais e promove a formação de agentes multiplicadores da ação/prática para a prevenção e solução de riscos e problemas ambientais no âmbito local.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. ********Correto pelo AVA*************
Soluções para a tarefa
PRIMEIRA QUESTÃO
e. I, II, III e IV.
Todas as afirmativas estão corretas.
SEGUNDA QUESTÃO
d. V - V - F.
A afirmativa III é falsa, pois os processos de ambientalização curricular não tem uma problemática voltada para um único tema central. Além de tentarem encontrar formas de introduzir a temática ambiental dentro dos currículos há, por exemplo, a dificuldade em estabelecer um diálogo entre as disciplinas que afetam o questionamento crítico.
TERCEIRA QUESTÃO
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A perspectiva crítica de Educação Ambiental dá autoridade aos agentes locais e possibilita um aumento da participação social uma vez que inclui, ainda que indiretamente, os indivíduos afetados pelas questões ambientais. Assim, promove a formação de agentes multiplicadores da ação para que haja a prevenção e também a solução de riscos/problemas ambientais em determinado local.
Bons estudos!
Resposta:
1) I, II, III e IV.
2) V - V - F.
3) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.