Em relação às Políticas Públicas para a promoção da Economia Solidária, considere:
I- Falar em política pública significa garantir que a participação democrática cidadã não fique restrita a enunciados da legislação, ou ainda aos discursos políticos.
II- As iniciativas em prol da economia solidária começaram a ganhar terreno no campo das políticas públicas a partir da década de 1990. No Brasil essa realidade teve maior visibilidade a partir do ano de 2003, com a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
III- Por ser política de desenvolvimento e voltar-se para um público historicamente excluído ou que progressivamente vem tendo ampliadas sua pobreza e exclusão social, a economia solidária demanda não só ações setoriais específicas, mas também ações transversais que articulem instrumentos das várias áreas do governo e do Estado (educação, saúde, meio ambiente, trabalho, habitação, desenvolvimento econômico, saúde, tecnologia, crédito e financiamento, entre outras), para criar um contexto efetivamente propulsor da emancipação e da sustentabilidade.
IV- Compreender a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento solidário pressupõe concebê-la com instrumentos e ferramentas instituídos como direitos perenes dos trabalhadores e trabalhadoras e dever de um Estado republicano e democrático.
Está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
todas estão corretas
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás