Em relação às políticas públicas educacionais no Brasil, entre os anos de 1960 e 1970, a Escola Nova, ou escolanovismo, deu lugar ao tecnicismo na prática educacional docente, portanto, durante essa época, é correto afirmar que os docentes, em geral, realizaram o seu trabalho pautado no seguinte procedimento:
TORTORELI, A. C.; CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: Unicesumar, 2018.
Diante disso, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Rejeitaram as práticas tecnicistas e adotaram o ideal da pedagogia transformadora em suas práticas educacionais diárias.
Alternativa 2:
Demoraram a adotar as novas orientações tecnicistas, que foram se alargando perante as práticas do cotidiano escolar.
Alternativa 3:
Adotaram uma prática pedagógica diversificada, permeada por procedimentos construtivistas.
Alternativa 4:
Pautaram-se na pedagogia tecnicista, apenas no planejamento e na avaliação escolar, pois o processo de ensino e aprendizagem era pautado em outro procedimento.
Alternativa 5:
Rejeitaram as práticas tecnicistas e adotaram o ideal da pedagogia crítico social de conteúdos em suas práticas educacionais diárias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA 4
Explicação:
Pautaram-se na pedagogia tecnicista, apenas no planejamento e na avaliação escolar, pois o processo de ensino e aprendizagem era pautado em outro procedimento.
PAGINA 31 DO LIVRO DIGITAL
A alternativa 4 está correta.
A tendencia tecnicista, tinha como principal objetivo a execução do conteúdo apresentado de forma elaborada e sem vínculos com o contexto social, para ser mais exato, ela se difere da escola tradicional por seus métodos e não é inclusiva como a escola nova.
Essa tendência surgiu durante a década de 1970, com o intuito de ampliar o modelo empresarial no sistema de educação.
Por fim, a base teórica da escola liberal tecnicista, pode ser entendida através da atuação do profissional no aperfeiçoamento da ordem social, articulando-se diretamente com o sistema produtivo.