Em relação as estudos preliminares – É proposta de solução para um problema projetual é obtida através do método das aproximações sucessivas, quando a forma adequada a um determinado requisito é identificada gradualmente, por etapas, na medida em que se corrige e aperfeiçoa um conceito inicial sobre o qual se concentra o esforço de investigação.
Os estudos preliminares explicitam a tendência formal da concepção, traduzida na configuração geométrica e na disposição e articulação dos espaços. Não consistem em um desenvolvimento do partido arquitetônico, mas sim em um estágio de sua pormenorização.A transformação do estudo preliminar não é automática, pois depende da homologação do conceito por parte do cliente, ou do grau de satisfação do projetista com o próprio trabalho, ou ainda de ambas as circunstâncias.O objetivo principal da apresentação do estudo preliminar é demonstrar a viabilidade do programa, face às características do terreno e demais condicionantes. Por isso não implica, necessariamente, na elaboração de desenhos em escala exata e com todo o rigor das convenções técnicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
A)
É correta apenas a afirmativa 3.
B)
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2..
C)
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
D)
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
E)
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3
Soluções para a tarefa
Resposta: E -São corretas as afirmativas 1, 2 e 3
Explicação:
Estudos preliminares:
A proposta de solução para um problema projetual é obtida através do método das aproximações sucessivas, quando a forma adequada a um determinado requisito é identificada gradualmente, por etapas, na medida em que se corrige e aperfeiçoa um conceito inicial sobre o qual se concentra o esforço de investigação.
Em algumas ocasiões, pode ocorrer que na mente do projetista surja, como que em um estalo, a ordem formal procurada, de modo perfeitamente articulado e íntegro, porém, o mais usual é que esta somente seja alcançada depois de um significativo esforço de aproximação e ajustes, no qual o arquiteto procura fazer uma síntese de imagens e conceitos, em um processo de proposição, avaliação, hierarquização e símbolos.
Os estudos preliminares explicitam a tendência formal da concepção, traduzida na configuração geométrica e na disposição e articulação dos espaços. Não consistem em um desenvolvimento do partido arquitetônico, mas sim em um estágio de sua pormenorização.
A transformação do estudo preliminar não é automática, pois depende da homologação do conceito por parte do cliente, ou do grau de satisfação do projetista com o próprio trabalho, ou ainda de ambas as circunstâncias.
O objetivo principal da apresentação do estudo preliminar é demonstrar a viabilidade do programa, face às características do terreno e demais condicionantes. Por isso não implica, necessariamente, na elaboração de desenhos em escala exata e com todo o rigor das convenções técnicas.
As possibilidades da linguagem convencional adotada, ou seja, o desenho técnico, são naturalmente limitadas; e estas limitações são superadas pelo emprego de informações complementares, e de recursos como a redundância, como dispositivo para se evitar a ambiguidade ou insuficiência de dados.
Denomina-se redundância a repetição do mesmo conteúdo por necessidade de clareza, que consiste em uma das bases do processo comunicativo do projeto.