ENEM, perguntado por mayracereda5520, 9 meses atrás

Em relação às dicotomias, especificamente sobre as relações dicotômicas da língua pelos eixos sintagmáticos e paradigmáticos, a língua constitui um sistema e que, portanto, é preciso saber definir como os elementos desse sistema estabelecem relações entre si. Ao ler uma oração, percebe-se que os elementos que a constituem se organizam em uma determinada ordem (a sintagmática) e tais elementos podem ser comutados a fim de obter novos significados (o paradigmático). Diante disso, leia a manchete a seguir retirada de um jornal e, considerando a teoria da dicotomia sintagma e paradigma, avalie as asserções e a relação proposta entre elas. "Em greve, professores marcam ato na câmara". Fonte: Jornal Metro de 16 de março de 2017 (impresso). I. A manchete segue uma ordem linear de acordo com uma regra pré-definida e convencionada pela língua portuguesa brasileira, justificando seu caráter sintagmático que se relaciona com o eixo paradigmático. PORQUE II. Os elementos podem ser comutados por: "Em manifestação, educadores marcam ato na câmara", pois os elementos podem ser substituíveis conforme as normas estabelecidas pela língua. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por lagovvictoria
0

Resposta:

Vamos inicialmente diferenciar paradigma de sintagma.

O sintagma se caracteriza por uma sucessão de elementos lingüísticos que podem ter um significado diferente caso sejam colocados em outra ordem. Por exemplo, o sentido de “o carro” não é o mesmo sentido de “carro o".

Já o paradigma corresponde a uma organização de elementos lingüísticos suscetíveis de figurar no mesmo ponto do enunciado, se o sentido for outro. Podemos trocar a ordem, mas mesmo assim permanece inteligível. Um exemplo: “a nuvem branca passou por aqui” e “a branca nuvem passou por aqui”.

Na questão, a alternativa correta é a letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!

Explicação:

Perguntas interessantes