Em relação às Capitanias Hereditárias no Brasil colonial, marque com a letra C (Correta) ou com a letra I (Incorreta) cada uma das afirmativas.
( ) A capitania de Pernambuco desenvolveu-se principalmente em função da grande lavoura canavieira exportadora.
( ) A capitania da Bahia de Todos os Santos “progrediu” e tornou-se um centro produtor de açúcar, graças ao empenho do seu donatário Tomé de Souza.
( ) A capitania de Ilhéus inscreveu-se na lógica da exportação cacaueira para o mercado europeu.
( ) A capitania de São Vicente estruturou-se como um dos principais polos exportadores da monocultura açucareira escravocrata.
A sequência CORRETA encontra-se na alternativa
A) I, C, C, C.
B) C, C, I, I.
C) I, I, C, C.
D) C, I, I, I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Creio que seja a letra D)
Sobre as Capitanias Hereditárias no Brasil colonial está C (correta):
(C) A capitania de Pernambuco desenvolveu-se principalmente em função da grande lavoura canavieira exportadora.
E estão I (incorretas):
(I) A capitania da Bahia de Todos os Santos “progrediu” e tornou-se um centro produtor de açúcar, graças ao empenho do seu donatário Tomé de Souza.
(I) A capitania de Ilhéus inscreveu-se na lógica da exportação cacaueira para o mercado europeu.
(I) A capitania de São Vicente estruturou-se como um dos principais polos exportadores da monocultura açucareira escravocrata. (Alternativa d).
As alternativas 2,3 e 4 estão incorretas porque a única capitania que realmente deu certo e se tornou uma grande exportadora de açúcar foi a capitania de Pernambuco.
A capitania de São Vicente deu certo inicialmente, mas depois fracassou como as outras e se tornou um ponto onde acontecida o tráfico de escravizados, sem contudo fazer prosperar sua indústria açucareira, como Pernambuco.
O sistema de Capitanias Hereditárias
As capitanias hereditárias foram o primeiro sistema administrativo do Brasil após a chegada dos portugueses. Para iniciar o povoamento, o território foi dividido em quinze grandes lotes de terras que foram entregues a particulares pelo rei de Portugal.
As capitanias foram entregues para nobres da confiança do rei, que tinham como principal obrigação povoar e fazer prosperar as capitanias através dos próprios recursos. Os capitães donatários podiam doar porções de terras para pessoas de sua confiança.
Devido a fatores como a grande extensão de terras, falta de organização administrativa, ataques indígenas e falta de recursos financeiros, praticamente todas as capitanias fracassaram.
As únicas que melhor se sobressaíram foram a capitania de São Vicente e também de Pernambuco que se tornou o maior destaque na produção de açúcar.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as Capitanias Hereditárias no Brasil colonial em: https://brainly.com.br/tarefa/1639128