Artes, perguntado por carloshenrique4539, 1 ano atrás

Em relação as artes , qual a diferença entre o pensamento grego e romano?

Soluções para a tarefa

Respondido por VMarinho
0

A principal característica é que, enquanto o pensamento grego procurava explicar o mundo desvinculado de Deus (embora considerando-o), o pensamento medieval firmava todo e qualquer princípio na religião, na figura e força de um Ser Supremo, absoluto e dominante.

A característica fundamental do pensamento grego está na solução dualista do problema metafísico-teológico, isto é, na solução das relações entre a realidade empírica e o Absoluto que a explique, entre o mundo e Deus, em que Deus e mundo ficam separados um do outro.

Conseqüência desse dualismo é o irracionalismo, em que fatalmente finaliza a serena concepção grega do mundo e da vida. O mundo real dos indivíduos e do vir-a-ser depende do princípio eterno da matéria obscura, que tende para Deus como o imperfeito para o perfeito; assimila em parte, a racionalidade de Deus, mas nunca pode chegar até ele porque dele não deriva. E a conseqüência desse irracionalismo outra não pode ser senão o pessimismo: um pessimismo desesperado, porque o grego tinha conhecimento de um absoluto racional, de Deus, mas estava também convicto de que ele não cuida do mundo e da humanidade, que não criou, não conhece, nem governa; e pensava, pelo contrário, que a humanidade é governada pelo Fado, pelo Destino, a saber, pela necessidade irracional. O último remédio desse mal da existência será procurado no ascetismo, considerando-o como a solidão interior e a indiferença heróica para com tudo, a resignação e a renúncia absoluta.

No pensamento medieval, a igreja influenciava as pessoas em todos os sentidos da vida. Na educação, política, literatura, arte, filosofia e ciência. Mesmo com suas restrições , muitas impostas pelas leis da igreja, a idade média teve alguns avanços para as gerações futuras.

Perguntas interessantes