Em relação aos quilombolas no brasil, analise as afirmações a seguir: i – os quilombolas não foram considerados apenas aquelas terras que foram antigos quilombos – áreas onde os negros se refugiavam –, mas também as diferentes formas de ocupação existentes nas diversas regiões brasileiras – em áreas urbanas após o fim da escravidão, por exemplo. Ii - não se caracterizam por uma ocupação por lotes individuais, mas de uso comum, obedecendo às características existentes nas formas e modos de vida e produção, seja agrícola, extrativista ou outro meio de sobrevivência. O modo de vida e as relações socioculturais se baseiam principalmente em laços de vizinhança e parentesco. Iii – segundo o decreto n. º 4. 887/2003 define os quilombolas como grupos étnico-raciais segundo critérios de auto atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada à resistência, à opressão histórica sofrida. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Acerca de questão dos quilombos e quilombolas no Brasil, todas as afirmativas apresentadas estão corretas, portanto I, II e III são verdadeiras.
Quilombolas do Brasil
São chamados de quilombolas os descendentes de escravos africanos fugitivos que formavam comunidades escondidas em locais isolados chamadas quilombos.
Hoje em dia os quilombos ainda se fazem presentes em diversas regiões do Brasil, e essas comunidades ainda mantém vivas a cultura e tradições com base na ancestralidade africana, indígena e branca.
No entanto os quilombolas de hoje sofrem com a dificuldade para se acessar os serviços básicos como saúde e educação e com as invasões de seus territórios por fazendeiros, grileiros e madeireiros ilegais.
Saiba mais sobre os quilombos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3162105
#SPJ4
Resposta: I II III
Explicação: