. Em relação aos princípios da social democracia, NÃO é possível afirmar: *
1 ponto
Parte de uma tentativa de conciliar princípios do socialismo e do liberalismo.
Enxerga nas teorias de John Maynard Keynes uma boa combinação entre os interesses sociais e os interesses do mercado.
Tem como princípio básico a ideia de Estado Mínimo, ou seja, de não intervenção do Estado nas questões econômicas e sociais.
Tem como objetivo promover ao mesmo tempo a liberdade e a igualdade.
Esta pergunta é obrigatória
2. O liberalismo é uma corrente do pensamento político que defende, dentre outros princípios, o Estado Mínimo, a meritocracia e o livre mercado. Sobre estes princípios, é INCORRETO: *
1 ponto
A meritocracia é a ideia de que cada indivíduo é livre e pode buscar a sua própria realização.
O Estado Mínimo parte da ideia de que o Estado é um “mal necessário”, porém, deve ter o seu poder limitado.
A ideia de livre mercado pressupõe a livre produção, distribuição e concorrência no âmbito da economia.
A meritocracia pressupõe que os seres humanos são desiguais e que, portanto, não têm as mesmas condições para perseguir os seus próprios interesses.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 -C -Tem como princípio básico a ideia de Estado Mínimo, ou seja, de não intervenção do Estado nas questões econômicas e sociais.
2- D- A meritocracia pressupõe que os seres humanos são desiguais e que, portanto, não têm as mesmas condições para perseguir os seus próprios interesses.
Explicação:
1 - A alternativa C está correta.
Neste aspecto (Liberal) temos a intervenção ou quase do estado na economia, assim como a busca pelo desenvolvimento de empresas privatizadas em todo o espaço nacional, na educação, saúde e segurança por exemplo, onde o foco da primeira, é formar indivíduos que possam desenvolver a nação economicamente.
Dentre as críticas ao neoliberalismo, vemos que alguns teóricos não são a favor da abertura do país para o capital estrangeiro, o que pode forçar um laço de dependência as potências desenvolvidas.
2 - A alternativa D está correta.
A meritocracia se baseia no desenvolvimento das ações do indivíduo por parte de um sistema de méritos.
Para ser mais exato, ele só crescerá socialmente ou dentro de um determinado setor, caso consiga superar as barreiras impostas, obtendo resultados.
Além disso, a meritocracia gera uma certa competitividade pois a individualidade e a vontade de crescimento avançam lado a lado com os indivíduos.