Geografia, perguntado por shirleydiana40, 7 meses atrás

EM RELAÇÃO AOS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO ,ESCREVA UMA BREVE EXPLICAÇÃO.

A) PIB PER CAPITA:

B) DISTRIBUIÇÃO DE RENDA:

C) CRESCIMENTO VEGETATIVO:

D) PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E LIBERDADE CIVIS:

Soluções para a tarefa

Respondido por silvasantoaanna7495
1

Resposta:

A: O Produto Interno Bruto é um dos mais importantes índices macroeconômicos do país. Ele mede toda a atividade econômica de uma região durante um determinado período. Portanto, é um indicador de quão aquecida está a economia no lugar mensurado.

B: Distribuição de renda ou distribuição de riqueza é o modo como se processa a repartição da riqueza e dos bens socialmente produzidos, entre os habitantes e entre os diferentes estratos da população de um país ou região.

C: A taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes, ou negativo se o número de mortes for superior ao de nascimentos. Os índices de mortalidade e natalidade são considerados na proporção de uma pessoa a cada mil por um ano

D: A liberdade passou a ser um importante valor nas sociedades contemporâneas principalmente a partir do surgimento do movimento iluminista e da Revolução Francesa, de 1789, inspirada em suas ideias liberais e racionalistas. Os iluministas criticavam o absolutismo – regime político em que o(a) rei/rainha tem o poder absoluto dentro do país. Esse regime estava vigente na maior parte de seus territórios, na época, e reprimia a voz do povo, proibindo-o, em muitos casos, de se manifestar contra o governo.Pode-se imaginar que as populações não estavam muito felizes com essa situação, certo? Por isso, a revolta contra esse sistema e os ideais de liberdade começaram a se propagar, inicialmente na Europa e, posteriormente, por todo o globo. Hoje, a liberdade é considerada um direito humano, presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

Como um conceito abstrato, a liberdade é de difícil definição. Assim, para melhor compreendê-lo, é comum tratarmos o assunto no plural, como “liberdades”, dividindo-o em tipos – civis, políticas, econômicas, sociais – ou aplicando-o para descrever uma possibilidade específica – liberdade de ser, liberdade para fazer, liberdade de expressar-se e liberdade para associar-se, por exemplo, Como habitantes e cidadãos de um Estado, nossas liberdades não são ilimitadas: as leis definem quais liberdades temos ou não, e de que modo devemos exercê-las em um território. Assim, por meio das leis, são criados os direitos que garantem e protegem as liberdades correspondentes. Por exemplo, as liberdades econômicas são reguladas por várias leis e através de vários direitos: de propriedade, trabalhistas, tributárias…

Perguntas interessantes