História, perguntado por gabrielmqmarques05, 10 meses atrás

Em relação aos outros países industrializados, como você percebe a situação de Alemanha e Itália?​

Soluções para a tarefa

Respondido por dudinharesponde
2

Resposta:

Itália

Com um PIB de quase US$ 2,1 trilhões, a Itália é uma grande potência turística, assim como a França, e tem uma indústria alimentícia famosa.  Mas é preciso destacar as indústrias do norte do país, que produzem bens de alta qualidade e valor agregado, como máquinas, equipamentos de transporte, químicos, e roupas de grife.

O norte do país é desenvolvido e industrializado, dominado por empresas privadas, e onde está localizado o centro financeiro do país, a cidade de Milão. Porém, após o fim da guerra, esta passou por grandes mudanças, que tornaram-na um país primariamente industrial. O país foi um dos membros fundadores da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e da Comunidade Econômica Europeia, que são os antecessores da atual União Europeia - criada em 1993. Atualmente, o país possui a 11 maior economia do mundo e a 4 maior economia da Europa, quando medida pelo seu PIB PPC.

Devido ao seu terreno acidentado, a maior parte da Itália não possui solo apropriado para a prática da agricultura, fazendo com que o país seja um importador de alimentos. Além disso, o país possui poucos recursos naturais importantes, tais como petróleo, ferro e carvão, por exemplo, obrigando o país a importar também estes recursos naturais de outros países para o abastecimento de suas indústrias. Também por causa da falta destes recursos naturais, a Itália é obrigada a importar muito da eletricidade consumida no país.

Alemanha

País mais rico e influente da Europa, a Alemanha tem um PIB de US$ 4 trilhões, com destaque para a indústria automobilística, de medicamentos e empresas de tecnologia da informação.

A economia da Alemanha é a economia mais importante da Europa e é a quarta potência econômica mundial depois dos Estados Unidos, China e Japão. É uma economia de mercado na qual a seguridade social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemães direitos sociais muito extensos. O país passou por grandes reformas de livre comércio antigamente, deixando de ser o «homem doente da Europa» para ser a maior e mais robusta economia do bloco europeu na atualidade. As indústrias metalúrgicas e químicas têm um significante papel na economia da Alemanha, enquanto na agricultura, a média propriedade familiar, altamente mecanizada predomina.

Perguntas interessantes