em relação aos estudos sobre "inclusão educacional na educação de jovens e adultos especiais", analise as afirmações a seguir quanto sua veracidade (ser verdadeiro ou falso). i - a ruptura com a abordagem médico-psicológica; ii - a consolidação de um modelo social e curricular de deficiência que tome como base a crença na diversidade humana, nos direitos humanos e no desenvolvimento humano; iii - a ruptura com um currículo que enfatize o desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-cultural. as afirmações i, ii e iii são respectivamente:
Soluções para a tarefa
i - a ruptura com a abordagem médico-psicológica; Falsa. A inclusão social educacional engloba diversos aspectos que não só os educacionais mas também, aspectos médicos e psicológicos a fim de garantir o bem estar e completude dos alunos.
ii - a consolidação de um modelo social e curricular de deficiência que tome como base a crença na diversidade humana, nos direitos humanos e no desenvolvimento humano; Verdadeira. Concebendo o ser humano como uma ser de múltiplas qualidades e que deve ser enxergado como um indivíduo com necessidades intrínsecas.
iii - a ruptura com um currículo que enfatize o desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-cultural. Falsa. É preciso enfatizar o desenvolvimento sócio-cultural nessa perspectiva.
Resposta:
LETRA B
Explicação:
Num estudo sobre a oferta de EJA para estudantes com deficiência (FERREIRA, s/d) expõe o contexto de vulnerabilidade dos mesmos nos múltiplos espaços sociais e caracteriza, como vemos na citação acima, a cristalização de uma cultura escolar fundamentada no modelo médico-psicológico da deficiência. Uma das consequências deste tratamento tem sido a exclusão educacional por séculos dessas pessoas, pois as consideram incapazes cognitiva e intelectualmente para a aprendizagem. Neste sentido, foram excluídos de oportunidades de convivência e escolarização desde a infância. Busca-se e espera-se, por meio dos estudos sobre inclusão educacional na EJA de alunos especiais, a ruptura com a abordagem médico-psicológica e a consolidação de um modelo social e curricular de deficiência que tome como base a crença na diversidade humana, nos direitos humanos e no desenvolvimento humano. A educação relacionada ao tema da juventude privado de liberdade é outro desafio assumido no atual contexto pela modalidade de EJA. Limitamo-nos a mostrar o número de jovens abaixo de 18 anos, não apresentando os dados daqueles que estão acima desta faixa etária. Queremos apenas apresentar dados que demonstram a complexidade do tema e os desafios colocados para as políticas públicas.
V, V, F