Ed. Física, perguntado por alcioneempre, 7 meses atrás

em relação aos benefícios muscular podem ser considerado um exercício físico​

Soluções para a tarefa

Respondido por waleriasoares6
1

Resposta:

Explicação:

.

Atividade física é remédio contra o estress dicionário define “estresse”, em termos humanos, como sofrimento, adversidade, aflição. A palavra inglesa “stress” é simplesmente uma forma encurtada de “distress”, que significa aflição, angústia, sofrimento. Os cientistas têm dificuldade em definir estresse, pois se trata de um fenômeno subjetivo e que difere para cada indivíduo. Ou seja, todos nós reagimos a ele de forma diferente.

E a incidência desse tipo de complicação no âmbito empresarial é alta. Em um estudo, realizado em 2002-2003, a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) fez uma pesquisa junto a 1.000 profissionais. A partir das análises realizadas, foi constatado que 70% deles sofriam de níveis significativos de estresse ocupacional. Preocupante, não é?

Como a atividade física ajuda em relação ao estresse?

Muitas pessoas fisicamente ativas afirmam que continuam a manter o corpo em movimento, porque um dos grandes benefícios da atividade física é a melhora do estado psicológico.

Além disso, ainda não foi estabelecido se há ou não uma base biológica para a melhora dos sintomas relativos ao estresse. As explicações propostas são a redução nas catecolaminas circulantes produzidas pelo exercício e o aumento agudo nas betaendorfinas, que ocorre após o exercício rigoroso.

Independentemente do mecanismo, pessoas submetidas a altas cargas de estresse devem ser motivadas a participar de um exercício de sua escolha. Segundo a Academia Americana de Médicos de Família (AAFP), mais de 75% das consultas médicas são, de alguma forma, relacionadas ao estresse.

Como muitas das situações que provocam estresse são inevitáveis, o ser humano vive em busca de relaxamento mental e físico que o conduza a liberar suas tensões diárias provocadas por causas diversas.

O que os estudos mostram?

Segundo Guiselini, recentes pesquisas têm dado uma importância significativa à prática regular de atividade física como uma maneira de combater o estresse.

A parte do cérebro que nos permite fazer exercícios, o córtex motor, está localizada somente a alguns milímetros da parte cerebral que controla as emoções e os pensamentos. Essa proximidade pode significar que, quando o exercício estimula o córtex motor, ocorre um efeito paralelo sobre a cognição, a emoção ou o estado psicológico.

Em uma revisão de estudos com, aproximadamente 1.500 indivíduos, os que mostravam aptidão aeróbica também apresentavam uma resposta da reatividade reduzida frente a uma ampla variedade de situações estressantes.

Em outro estudo, com 278 administradores de 12 corporações diferentes e duração de quatro anos, verificou-se que a atividade física tinha um efeito de tamponamento sobre a relação entre os eventos da vida e as doenças. Em outras palavras, administradores de corporações ativos apresentam menos problemas com saúde decorrentes do estresse do que os inativos.

O estresse é, geralmente, consequência da forma como enfrentamos as adversidades. A atividade física melhora a saúde psíquica, pois há um maior sentimento de controle e autoconfiança, mais interação social e elevação dos opiáceos corporais.

O estudo ainda revelou que apresentar bom poder aeróbico não está diretamente relacionado a um menor nível de estresse, e, percentualmente, indivíduos com alta capacidade aeróbica podem ter níveis altos de estresse.

Outros benefícios da atividade física

Ao realizar uma atividade física, é possível notar que essa prática é responsável não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar os níveis de estresse. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar:

redução da tendência à depressão;

aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;

auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade;

ajuda a dormir e a repousar melhor;

melhora da autoimagem.

Aprofundando nos estudos da área

A vigilância à saúde, modelo de atuação fundamental no campo da saúde ocupacional, deverá seguir a lógica das decisões baseadas em evidências.

Oadigma “physical activity-health” (atividade física-saúde) é uma ideia baseada em muitos conceitos e premissas bem estabelecidas cientificamente. Como se sabe, o paradigma é validado por relativa consistência dos dados e de diferentes tipos de estudos específicos. Eles indicam, neste caso, que, em geral, os indivíduos com hábitos de vida mais ativos estão associados a melhores condições de saúde.

Os benefícios biológicos e psicológicos atribuídos ao exercício físico são extremamente variados e diferem substancialmente quanto à documentação científica.

Perguntas interessantes