Português, perguntado por rafagasco, 9 meses atrás

Em relação ao texto “Apelo”, só nao possível afirmar-se que:

(A) o personagem demonstra dois sentimentos contrastantes em relação à ausência da mulher.

(B) ao contrastar “ausência” e “privação” o narrador constrói um paradoxo que é marcado pelo uso da interrogação e pelo jogo antitético passado/presente/ futuro.

(C) é colocada em relevo uma imagem de mulher que vaga entre o papel de mãe e de esposa.

(D) o narrador deixa entrever uma imagem de marido alheio aos serviços caseiros e que sofre com as privações decorrentes da ausência da mulher.

(E) se trata de uma carta pedindo a volta da esposa ausente, sendo que a poeticidade do texto é marcada, sobretudo, pelas expressões: “... até o canário ficou mudo”, “às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham”, “o leite primeira vez coalhou”.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
2

A alternativa correta a (D) o narrador deixa entrever uma imagem de marido alheio aos serviços caseiros e que sofre com as privações decorrentes da ausência da mulher.

O texto "Apelo" apresenta as divagações do narrador personagem diante da ausência de sua esposa por meio dos afazeres de casa que não foram feitos.

"O leite coalhado" ou as "pilhas de jornais no chão" podem ser considerado como atividades realizadas por sua esposa, que, ausente de casa, deixa que eles sigam seu caminho natural, no qual o narrador percebi as sutilezas que não observada.

Isso também pode ser visto no começo do texto em que se fala que ele não sentiu sua falta. Só quando os primeiros sinais foram aparecendo.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes