Em relação ao processo de carcinogênese, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e assinale a alternativa correta conforme a sequência das respostas.
( ) A iniciação é o primeiro estágio. Nele, as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos ou carcinógenos que provocam modificações em alguns de seus genes.
( ) Na iniciação, as células se encontram geneticamente alteradas e "preparadas", ou seja, "iniciadas" para a ação de um segundo grupo de agentes que atuarão no próximo estágio.
( ) A proteção é o segundo estágio da carcinogênese. Nele, as células geneticamente alteradas sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores.
( ) No segundo estágio, a célula é transformada em célula maligna de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor.
( ) Progressão é o terceiro e último e
Soluções para a tarefa
Resposta:
V V F V V
Explicação:
* Estágio de Iniciação - é o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes carcinogênicos que provocam modificações em alguns de seus genes. Encontram-se "preparadas", ou seja, "iniciadas" para a ação de um segundo grupo de agentes que atuará no próximo estágio.
* Estágio de Promoção - é o segundo estágio da carcinogênese. Nele, as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores.
* Estágio de Progressão - é o terceiro e último estágio e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença. Os fatores que promovem a iniciação ou progressão da carcinogênese são chamados agentes oncoaceleradores ou carcinógenos.
Resposta:
resposta VVFVV
Explicação:
Estágio de promoção ( e não proteção) : as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor. A suspensão do contato com agentes promotores muitas vezes interrompe o processo nesse estágio. Alguns componentes da alimentação e a exposição excessiva e prolongada a hormônios são exemplos de fatores que promovem a transformação de células iniciadas em malignas.