Em relação ao poema de Patativa do Assaré e ao uso que ele faz da língua, podemos afirmar que:
a.
o texto é um exemplo da deturpação em relação ao uso da língua em nível culto, demonstrando como se fala errado em determinadas regiões do Brasil.
b.
o texto apresenta vários erros em relação à norma urbana de prestígio e por isso não pode ser considerado um poema representativo da literatura brasileira.
c.
a forma de o poeta usar a língua não compromete a emoção transmitida por esse poema, e evidencia que todas as variações linguísticas mostram o uso diverso que se faz da língua portuguesa no Brasil, o que consiste em uma riqueza cultural muito grande.
d.
o poeta não sabe a língua e por isso comete muitos erros em vários níveis e registros.
e.
o verso “ Os livro do seu colejo” fere as regras da Gramática Normativa e por isso podemos falar que essa variação no uso da língua está errada.
Soluções para a tarefa
Alternativa E.
Explicação:
a. Falso - Apesar de o verso ferir as regras da Gramática Normativa, não se pode dizer que essa variação no uso da língua está errada, pois não existe certo e errado quando o assunto é oralidade.
b. Falso - Justamente por apresentar uma linguagem que não segue as normas da gramática é que esse poema pode ser considerado representativo da literatura brasileira, principalmente a do sertanejo nordestino.
c. Falso - Mais uma vez, não há deturpações nem erro em relação à forma de falar.
d. Falso - O poeta conhece a língua sim, apenas não fala de acordo com a norma culta.
e. Verdadeiro - O poeta usa a língua de modo próprio, representando a maneira como o sertanejo nordestino fala. Isso não compromete o sentido do texto e mostra a diversidade cultural de nossa língua.