Contabilidade, perguntado por jamysonsantyag, 1 ano atrás

Em relação ao pensamento marxista, podemos afirmar que:
A)Uma característica fundamental desse pensamento diz respeito à busca da compreensão dos fatores de acumulação do capital, por meio da apropriação do resultado da mão de obra. B)Uma característica fundamental desse pensamento diz respeito à defesa dos mecanismos de livre concorrência. C)Uma característica fundamental desse pensamento diz respeito à defesa da intervenção do Estado, quando da necessidade de correção de falhas de mercado. D)Uma característica fundamental desse pensamento diz respeito ao combate em relação às intervenções do Estado, em caso de desequilíbrio do mercado. E)Uma característica fundamental desse pensamento diz respeito à defesa do retorno às estruturas sociais do feudalismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por LCAV
15
Alternativa (A).

Karl  Marx acreditava que a sociedade, desde seu início e até o estabelecimento do comunismo, passando pelo socialismo, seria proveniente de lutas entre classes sociais. Essas lutas entre duas classes distintas geraria outra classe que continuaria a sociedade.

Por exemplo:
Passamos pela época do escravismo, que foi marcado pela divergência das classes dos senhores e dos escravos. Os senhores eram os detentores dos meios de produção.
Passamos em seguida pelo feudalismo, marcado pelas classes dos senhores feudais, detentores dos meios de produção (feudos, nesse caso) e dos servos.
Passamos agora pelo capitalismo, marcado pela classe dos burgueses, detentores dos meios de produção (indústrias por exemplo) e do proletariado (a classe "do povão", que vende sua força de trabalho para ganhar dinheiro).

Para Marx, essas relações de classes estavam diretamente ligadas ao meio de obtenção de lucro, relacionadas ao dinheiro. Daí vem o conceito de mais-valia, que é a disparidade gigantesca entre o valor pago ao trabalhador e o capital por ele produzido. É o acúmulo de capital nas mãos daqueles que dominam os meios de produção, pois o lucro é exorbitante e enriquece cada vez mais os burgueses (como foram chamados).
A alternativa que mais se aproxima do pensamento de Marx é a (A), pois fala a respeito do acúmulo de capital resultante da apropriação da mão de obra - ou seja, lucro em cima dos trabalhadores.

Abraços e bons estudos!
Respondido por Danas
2

A alternativa A) é a correta.

Para Marx, a força de trabalho, o proletariado era explorada pela burguesia, que era a força capitalista que sempre ficava com a mais valia, o produto que não era entregue ao trabalhador.

Para Marx, um dia a classe trabalhadora iria se revoltar e tomar a mais valia a força, deixando os burgueses sem nada, ou seja, com todo o poder para o proletariado.

Dessa forma, todo o capital que é acumulado por pessoas que exploram a força de trabalho de outros, é fruto da apropriação do resultado dessa mão de obra, sendo assim todo o capital surge da mão de obra, do trabalhador, do proletariado.

Caso queira estudar mais:

https://brainly.com.br/tarefa/5618495

Anexos:
Perguntas interessantes