Em relação ao movimento do corpo descreva os seguintes termos:
ABDUÇÃO:
ELEVAÇÃO:
FLEXÃO:
PRONAÇÃO:
Soluções para a tarefa
ABDUÇÃO: Os movimentos de abdução e adução estão intimamente relacionados ao plano mediano. Ambos ocorrem geralmente no plano frontal e se dão ao redor do eixo anteroposterior.
Os exemplos mais fáceis para se compreender a abdução e a adução são os braços e as pernas, que são muito semelhantes: Braços e Pernas
Estruturas anatômicas: O braço se move em relação ao tronco e ao ombro. A perna se move em relação ao quadril.
Eixos de referência: O movimento acontece no plano frontal. Você pode imaginar o ‘eixo’ como eixos que atravessam o ombro e o quadril, respectivamente, cada um seguindo em uma direção ântero-posterior.
Direção: Durante a abdução você está movendo o seu braço ou perna para longe do plano mediano. Durante a adução, você está movendo-os em direção ao plano mediano. Para imaginar esses movimentos, imagine uma criança pulando e balançando os braços empolgada para chamar a sua atenção.
ELEVAÇÃO: Enquanto a protrusão e retrusão movimentam uma estrutura anatômica para frente e para trás, a depressão e elevação movimentam elas para baixo (inferiormente) e para cima (superiormente), respectivamente.
Na mandíbula, elas se dão como segue:
Estruturas anatômicas: A mandíbula se move em relação ao crânio visceral (fusão dos ossos do crânio formando a face).
Eixos de referência: O movimento acontece no plano frontal. Ele possui um ‘eixo’ devido à natureza da articulação temporomandibular, que é o plano transverso atravessando as duas respectivas articulações.
Direção: durante a depressão, a mandíbula se move diretamente inferiormente. Durante a elevação, ela se move diretamente superiormente. Você realiza esses dois movimentos quando você abre e fecha a sua boca durante a mastigação.
FLEXÃO: Os movimentos opositores de flexão e extensão acontecem na direção sagital, ao redor do eixo transverso. Flexão, ou “dobrar”, envolve reduzir o ângulo entre as duas entidades que participam do movimento (ossos ou partes do corpo). Em contraste, extensão, ou “esticar”, envolve aumentar o respectivo ângulo.
Joelho
Flexão e extensão do joelho consiste do seguinte:
Estruturas anatômicas: A tíbia da perna se move em relação ao fêmur da coxa.
Eixos de referência: O movimento ocorre no plano sagital. O eixo é fornecido pela articulação do joelho, através da qual passa o eixo transverso.
Direção: Durante a flexão a perna se move para trás (posteriormente). Durante a extensão, ela se move para a frente (anteriormente).
PRONAÇÃO: Estritamente falando, pronação e supinação são considerados dois tipos especiais de rotação. Eles são restritos ao antebraço e envolvem o rádio dobrando-se sobre a ulna (cúbito). O movimento é organizado conforme segue:
Estruturas anatômicas: A parte distal do rádio roda sobre a ulna (cúbito). Sua parte proximal roda sobre seu eixo.
Eixos de referência: O movimento ocorre no plano transverso. O ‘eixo’ é o eixo longitudinal, passando através da ulna (cúbito).
Direção: Supinação é a rotação lateral do rádio, resultando com a palma da mão virada anteriormente (se vista na posição anatômica) ou superiormente (se o cotovelo estiver flexionado). Em contraste, a pronação é a rotação medial do rádio, com a palma terminando nas direções opostas comparadas à supinação. Você está supinando e pronando quando você segura uma tigela de sopa e quando você a esvazia, respectivamente.