Em relação ao célebre mito da caverna e às doutrinas que ele representa, assinale V para as questões corretas e F para as Falsas, justificando cada uma das questões.
( ) No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
( ) O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde
Soluções para a tarefa
Olá!
Observando o mito da caverna, podemos dizer que todas as alternativas estão corretas, exceto a primeira.
Vamos, antes, corrigir a tarefa postada, que ficou incompleta, pois faltam alternativas. Com todas as alternativas inclusas, teríamos:
- (F) No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.
- (V) O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Ideias.
- (V) O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
- (V) É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Ideias ou são suas cópias imperfeitas.
- (V) No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.
Devemos, obviamente, conhecer o mito da caverna.
- Basicamente, ele diz que prisioneiros estavam com as mãos presas a uma parede (desde o nascimento), ficando de frente a uma outra parede, e, nesta parede à frente deles, era possível observar sombras, ocasionadas por uma fogueira que estava situada em cima de um tapume, atrás da parede à qual os homens estavam presos. As sombras, junto com o eco das vozes das pessoas que viviam fora eram o único conhecimento distorcido que os presos tinham do mundo. De repente, um dos presos é liberto, e até assusta-se ao ver tudo, e tem que escolher: voltar e libertar os outros companheiros presos ou viver sua liberdade.
Agora, observemos as alternativas:
No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.
- FALSO. Platão, através da metáfora, diz que há um modo adequado para se pensar e fazer em um governante capaz de governar com justiça e sabedoria, usando este exemplo. Não é seu objetivo descrever os primórdios da existência humana.
O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Ideias.
- VERDADEIRO. Observe que as sombras e o eco das vozes das outras pessoas eram o único conhecimento distorcido que os prisioneiros tinham do mundo afora, e, o prisioneiro que foi solto, ao ser liberto, compreende a verdadeira realidade, e vê que as sombras são apenas retratos distorcidos dela. Então, há o contraste entre o ser e o parecer. Isso marca o pensamento filosófico desde sua origem.
O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
- VERDADEIRO. Através de várias coisas, como a reflexão e o pensamento, o exercício da filosofia é capaz de "libertar" o indivíduo das sombras da ignorância, dos preconceitos, trazendo o conhecimento.
É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Ideias ou são suas cópias imperfeitas.
- VERDADEIRO. Isso é essencial na filosofia de Platão, observe que, no mito, as sombras fazem parte do mundo sensível, da percepção que os prisioneiros tinham sobre o mundo. Já no inteligível é quando temos o conhecimento da realidade, como quando o prisioneiro foi solto e pode compreendê-la.
No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.
- VERDADEIRO. O que foi solto deve fazer isso, prezando para que seus companheiros conhecessem, assim como ele, a verdadeira realidade. Ele, o prisioneiro que foi solto, representa o filósofo conhecedor do Bem e da Verdade que é o mais apto a governar a cidade.
Então, analisando todas as alternativas, podemos concluir que apenas a primeira é falsa.
______________
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5207877
______________
Espero ter ajudado. Bons estudos! ☺
O Mito da Caverna narra que um grupo de pessoas vive dentro de uma caverna e elas só conhecem as sombras das coisas.
A Alegoria da Caverna
(F) No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.
(V) O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Ideias.
(V) O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
(V) É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Ideias ou são suas cópias imperfeitas.
(V) No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.
Saiba mais sobre o Mito da Caverna em: https://brainly.com.br/tarefa/25768162
#SPJ3