Pedagogia, perguntado por maahsouza739, 8 meses atrás

Em relação ao acervo literário infantil, Monteiro Lobato faz a seguinte crítica:

“Que é que nossas crianças podem ler? Não vejo nada. [...] É de tal pobreza e tão besta a nossa literatura infantil, que nada acho para a iniciação de meus filhos. Mais tarde só poderei dar-lhes o Coração, de Amicis – um livro tendente a formar italianinhos” (MONTEIRO, Lobato. A Barca de Gleyre. São Paulo. Brasiliense, 1969. p. 104-5. 2º Tomo).

PORQUE

I- A literatura infantil italiana não lhe interessava, e Lobato despreza a qualidade da obra por ser um livro exclusivo para a formação de cidadãos italianos e, por isso, não serviria para as crianças brasileiras.

II- A literatura infantil brasileira, em seu início, estava composta, basicamente, pela adaptação e pela tradução de clássicos infantis europeus à linguagem brasileira, sem que houvesse uma produção propriamente dita brasileira relevante.

Sobre as duas assertivas, assinale a alternativa CORRETA:


a. As duas assertivas são falsas e não se relacionam com o início da Literatura Infantil brasileira.

b. As duas assertivas são verdadeiras, porém apenas a I apresenta uma explicação para a crítica de Lobato.

c. Apenas a assertiva I é falsa, pois Lobato não desconsidera a validade da obra de Amicis, porém reforça a existência apenas de adaptações de clássicos europeus para os pequenos leitores brasileiros.

d. Apenas a assertiva II é falsa já que há uma produção propriamente dita brasileira intensa na nossa literatura destinada aos pequenos leitores

e. As duas assertivas são verdadeiras, porém apenas a II apresenta uma explicação para a crítica de Lobato.

Soluções para a tarefa

Respondido por leilahamn
37

Resposta:

rESPOSTA C

Explicação:

CONFERI


maahsouza739: correta, obrigada
Respondido por cavalcantitalita
4

Resposta:

Apenas a assertiva I é falsa, pois Lobato não desconsidera a validade da obra de Amicis, porém reforça a existência apenas de adaptações de clássicos europeus para os pequenos leitores brasileiros.

Explicação:

Não tenho certeza, mas acredito que seja essa a resposta

Perguntas interessantes