Em relação à teoria dos clássicos do pensamentopolítico, avalie as afirmações abaixo.I. Thomas Hobbes sustentou que os apetites eas aversões determinam as ações voluntáriasdos homens, e o único meio para elessatisfazerem seus apetites e evitarem a morteé admitir um poder soberano perpétuo.II. Adam Smith afirmou que o homem écorrompido não pela natureza, mas pelaposse da propriedade e pela formação dasociedade civil.III. Jean-Jacques Rosseau fundamentou osdireitos do homem no pensamento políticojusnaturalista e defendeu os direitos naturais,como o direito à propriedade e à liberdade.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Em relação à teoria dos clássicos do pensamentopolítico, avalie as afirmações abaixo.
I. Thomas Hobbes sustentou que os apetites e as aversões determinam as ações voluntárias dos homens, e o único meio para elessatisfazerem seus apetites e evitarem a morteé admitir um poder soberano perpétuo.
II. Adam Smith afirmou que o homem écorrompido não pela natureza, mas pelaposse da propriedade e pela formação dasociedade civil.
III. Jean-Jacques Rosseau fundamentou osdireitos do homem no pensamento políticojusnaturalista e defendeu os direitos naturais,como o direito à propriedade e à liberdade.É correto o que se afirma em
A I, apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III.
A afirmativa I é verdadeira, pois de fato, Hobbes sustenta que "o homem é o lobo do proprio homem", frase adotada por ele, originalmente dita pelo dramaturgo romano Plautus.
II é fals apois a ideia de homem corrompido pela posse de propriedade vem de Rousseau.
Adam smith é o pai do liberalismo economico e defendia a posse privada, modelo republicano e a não intervenção do estado.
III Rousseau defendia que o Homem é naturalmente bom (contradizendo hobbes) e que A sociedade corrompe o Homem. Defendia também que o homem é naturalmente livre, mas o contrato social são cadeias que prendem o homem.
Portanto, apesar de ser a favor da liberdade, ele era contra a propriedade privada (pois esta fazia um homem tomar a liberdade do outro)
Logo a afirmativa III é falsa